ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

22 de março de 2010

Vírus de computador


É comum vermos muitas pessoas reclamando sobre os vírus que infectam seu microcomputador. Realmente isso é algo indesejável para todos, mas para evitar que nosso computador seja infectado, devemos tomar alguns cuidados necessários.
Os vírus estão principalmente na internet, escondidos em programas, keyloggers, links dentre outros meios, por isso, devemos ter absoluta certeza de que o site onde fazemos nossos downloads diários é realmente confiável.
Para ficar mais a par do assunto, neste mesmo artigo iremos mostrar como camuflar (disfarçar) um vírus, ou seja, utilizar a técnica de camuflar um vírus. [veja detalhadamente sobre essa técnica].
Alguns vírus são muitos conhecidos como o Trojan (cavalo-de-tróia), advogado, sexta-feira 13, worm, avatar dentre outros que você poderá ver neste site.
O vírus de computador tem sido o elemento mais perigoso criados pelo mundo digital, algo totalmente criados por "vândalos", que são pessoas que usam seu conhecimento para praticar o mal, os chamados Crakers.
Assim como um vírus que o ser humano pode contrair como HIV, gripe, hepatite, são os vírus do computador, onde o computador é a vítima. Mas na verdade o que são vírus?
Os vírus são softwares (programas) "mal-intencionados" que quando executados executam uma série de passos com comandos que possam prejudicar e danificar desde  um simples arquivos do usuário até mesmo o sistema operacional, sendo alguns erros impossíveis de reparar, só resolvem com a formatação.
Os vírus variam de acordo com seu nível, uns são mais perigosos e outros já causam menos estragos. A internet atualmente tem sido o principal meio de contaminação, através de Fakes, MSN e outros citados no início do artigo. O antigo "netbus" ou o atual "Turkojan" são softwares desenvolvidos para tomar o "controle do computador do usuário infectado", (acesso remoto) ele é na realidade um Trojan, e é encontrado para download em alguns sites. "Cuidado, seja responsável pelo seus atos".
Vírus famosos como o "Melissa, Anna Kournikova e LoveLetter" causaram milhões de dólares de prejuízos no mundo todo, tendo afetado milhões de computadores num período de poucas horas. Além dos vírus famosos e suas variações, existem mais de 36.000 vírus conhecidos, sendo que surgem, em média, de 10 a 15 novos vírus por dia, por isso seu antivírus sempre deve estar atualizado para que estes novos vírus não venham infectar seu computador. [veja sobre atualização de antivírus]
Os programas antivírus são softwares desenvolvidos para proteger seu computador contra invasões e contaminação de vírus. Existem os licenciados no qual você paga a licencia para poder utilizar e existem os  gratuitos. Nem se compara os dois, com toda certeza o pago é melhor, e recomendamos o Kaspersky, Norton 360 cuja licencia dura 1 a 2 anos ou o Microsoft Security Essentials (no qual a única exigência é ter o Windows original, por sinal, o melhor de todos em minha opinião), eles são encontrados de diversos preços, agora se você não tem condições de pagar um antivírus não deixe de se proteger, existem os gratuitos também que ajudam e recomendamos o F-Secure, Avira ou Avast.
Cuide de seu computador como se ele fosse uma pessoa, pois, os vírus  vão destruindo seu computador, e passar a vida formatando computador não é um bom sinal, até porque a formatação força o HD, além de ficar re-dividindo suas trilhas e isso faz com que ao passar dos tempos ele não vale pra mais nada, por isso a formatação deve ser realizada quando nada resolve tal problema.
Muitos técnicos quando recebem computadores para concertar alguns erros básicos nem tenta resolve-los, já formatam de cara, isso não é um técnico de verdade, o bom técnico vai procurar de todas formas arranjar uma maneira de concertar o problema tentando evitar a formatação, com isso ele vai estar aprendendo e praticando ao mesmo tempo algo novo, mas infelizmente muitos deixam ser tomados pela "preguiça", e não tem paciência e quem perde é o cliente, como dito anteriormente, a formatação só estraga cada vez mais seu HD.
Neste site possui uma lista com várias formas de prevenção que você deve ter para não ser infectado, leia com atenção, esta lista se encontra no final do artigo na parte "Prevenção".
Como prometido vamos mostrar agora uma forma de disfarçar um vírus para enganar a vítima e ela ser infectada pelo vírus. Para esta prática você deve ter o Winrar instalado em seu computador, se você não tiver faça o download dele que esta no final deste artigo e instale. Assista agora a vídeo-aula que vai ensinar a como disfarçar um vírus, não é uma vídeo-aula de nossa equipe, mas ensina o que queremos passar:
Clique no botão para fazer download do Winrar.


Links relacionados:




(Por Welinton Junior Dias)

3 comentários:

  1. Se o download apresentar erros, favor, nos informe escrevendo aquí, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, obrigado galera, vcs são de maisss!!!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!