ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

25 de março de 2010

Desfragmentação de Disco

Dia 01 - Desfragmentação  de Disco

O que seria a desfragmentação de disco? Isso influencia no desempenho final de um microcomputador?
A respostas para estas perguntas são simples. Primeiramente você precisa compreender o que é a fragmentação. O que seria? Mas antes de entrarmos neste assunto, você precisa saber de algo muito importante. Como as informações são armazenadas no HD?
O HD - Hard Disc - Disco Rígido, é dividido em trilhas que é divida em  setores que em conjunto formam os clusters. Esta divisão já vem de fábrica, ou seja, não é possível redividí-lo como muitos pensam. É exatamente nos setores onde as informações são armazenadas no HD. A forma como estas informações serão armazenadas nos clusters são definidas pelo Sistema de Arquivos. Mas este é um outro assunto que você pode encontrar com mais detalhes clicando na palavra sublinhada acima. (observe a imagem no final deste artigo)
A fragmentação de disco acontece quando salvamos algum arquivo e este arquivo é armazenado no HD "em pedaços" (fragmentos), por exemplo, quando você salva um filme em seu computador, uma parte dele fica em um setor, outra parte fica em outro setor distante do primeiro, ou seja, digamos que o filme está salvo em fragmentos, as partes do filme não estão próximas uma da outra, isto é, em setores paralelos. Quando formos abrir o filme para assistir, o braço do HD vai buscar estas informações, e não é vantagem ter que ficar buscando uma parte aqui outra lá, isso influencia no tempo de espera e conseqüentemente no desempenho final do micro, é bem mais fácil para o HD buscar uma informação onde as partes da mesma estão em setores próximos um do outro, sendo assim, a leitura destas informações se torna mais rápida. (Observe a imagem no final deste artigo).
Para que este problema de fragmentação de arquivos seja resolvido, é necessário que façamos uma desfragmentação de disco. E agora? O que seria então a desfragmentação de disco?
A desfragmentação de disco é o ato de pegar as partes de uma informação e uni-las em setores próximos um do outro, ou seja, juntar as partes uma perto da outra. As informações serão desfragmentadas, isto é, elas ficarão juntas em setores próximos e não dispersas em setores distantes um do outro. Isso é um fator que devemos levar em conta, pois, a leitura se torna bem mais rápida.
Continue lendo nossa série de artigos que preparamos especialmente para você, é uma série de artigos que falam sobre como deixar seu PC com um bom desempenho.


Divisão do HD em trilhas e setores:

Clique para ampliar














Observe no exemplo como ficaria os arquivos no disco fragmentado e desfragmentado.

Clique para ampliar

Note que no disco fragmentado o arquivo "filme Garfield" fica todo espalhado, isso torna a leitura dos dados mais lenta, uma vez que o braço do HD fica buscando as partes do arquivo em lugares diferentes. Agora note o mesmo arquivo no disco desfragmentado, percebe que os arquivos ficam em setores próximos um do outro, ou seja, paralelo? Isso torna a leitura mais rápida, uma vez que o braço do HD pega as informações em uma mesma posição.
Podemos concluir dizendo que, desfragmentar seu HD é uma boa opção para se fazer pelo menos 10 vezes por ano, ou a cada dois meses, pois, isso afetará no desempenho final do sei micro.
Mas como fazer isso?


Vá em "Meu Computador";
Clique com o botão direito do mouse sobre a partição;
Clique em "propriedades";
Clique na guia ferramentas;
Clique no botão "Desfragmentar agora";
Clique no botão "Desfragmentar Disco ou Ok".


Feito estes passos, o sistema operacional vai desfragmentar seu disco, não se preocupe, em caso de dúvidas, chame um técnico ou uma pessoa que entenda sobre o assunto.
Detalhe: Caso sua partição não houver necessidade de desfragmentar, o sistema operacional exibirá uma mensagem dizendo que a unidade não precisa ser desfragmentada.


(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!