ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

25 de março de 2010

Memória RAM

RAM (Random Acess Memory - Memória de acesso Randômico ou Aleatório)

O processador processa os dados, porém, é necessário ter um dispositivo que armazena estes dados que estão sendo manipulados temporariamente, esta é a função da memória principal, ou seja, a memória RAM, ou seja, ela armazena os dados que estão sendo manipulados (alterados, executados) pelo processador.
Um problema é que a memória RAM é um dispositivo que armazena dados temporariamente, isto significa que ao desligar o computador estes dados são perdidos. Por que?
Isso ocorre pelo motivo da memória RAM ser uma memória "volátil", isto é, armazena os dados com impulsos elétricos, sendo assim, este tipo de memória depende da eletricidade  (energia) para armazenar.
Para resolver este problema, surgem as memórias auxiliares, também chamadas de secundárias que são aquelas "não voláteis", ou seja, não dependem de energia para armazenar, pois conseguem armazenar dados permanentemente.
Resumindo: O processador armazena um dado e depois acessa ele na memória RAM, para processar e depois, armazena estas informações em uma memória auxiliar, por exemplo no disco rígido (Hard Disk -HD).
Então a função da memória RAM é apenas carregar e armazenar os dados que estão/serão manipulados temporariamente.
Por que o processador não busca os dados diretamente no HD?
Porque o HD é uma memória muito lenta, sendo assim, gastaria maior tempo nas respostas, e o processador ficaria muito ocioso, por isso, antes ele armazena estes dados na memória RAM para depois acessá-los, pois a memória principal é bem mais rápida.
Concluindo: "Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido) e existem vários tipos de memórias (DIM,SIMM, DDR)."


(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!