ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de maio de 2010

Poeira

Dia 05 - Poeira
Muitas pessoas não levam em consideração o fator da "poeira" dentro do gabinete, achando isso um besteira qualquer, porem, não sabem do risco que correm.
A poeira, é um grande impertinente para o mal desempenho do computador, podendo causar grandes problemas.
Não tem como fugir da poeira, em qualquer lugar ela está presente, devemos cuidar muito de nosso computador e protegê-lo da poeira.
Um problema muito grande dos componentes do computador é o superaquecimento, e a poeira tem sido mais uma a interferir nesta parte, pois, sabemos que dentro do gabinete precisa ter uma boa ventilação, e a poeira em excesso atrapalha a boa ventilação dentro do gabinete justamente porque ela "gruda" no dissipador do cooler tornando a ventilação quase impossível, porque o dissipador tem como função dissipar (espalhar) o ar frio principalmente para o processador, o mais importante componente do computador, e como dito anteriormente, a má ventilação vai acarretar um superaquecimento e consequentemente provocar a queima do processador.
Não só o processador, mas também os demais componentes como memória RAM, HD, Fonte, placa-mãe, dentre outros, poderão ser queimados na ausência de uma boa ventilação.
A poeira pode entrar também no slot de memória RAM causando mal contato que como consequência perderá a função fazendo com que o PC não ligue.
O ideal seria adicionar mais cooler nos locais reservados para isso nos gabinetes, porém, por ser um fator onde envolve dinheiro, pode-se limpar seu gabinete de 4 a 4 meses, mas muito cuidado, se você não conheçe esta área, leve a um técnico que entende de hardware, pois ele é capacitado para fazer este serviço, pois você pode acarretar na queima total dos componentes, quando não se tem um devido conhecimento nesta área.
A fonte [veja] de alimentação também deve ser aberta para limpar a "ventoinha" que existe dentro dela, porque ela é um dos componentes que mais esquenta, pois além de converter corrente alternada (CA) em corrente contínua (CC), é responsável também de alimentar todos componentes do computador com a energia contínua, e este processo faz com que ela se aqueçe muito. [veja]
Bom já deu pra perceber como a poeira interfere no bom desempenho final do microcomputador né? Então se você nunca fez uma limpeza no seu computador, sem delongas, leve a um técnico mais próximo de sua casa e peça para ele realizar esta tarefa.
Não se esqueça, isto deve ser feito apenas por especialista nesta área, pois há muitos cuidados necessários que devem ser tomados para que não venha danificar os componentes interno do computador.
Continue lendo nossa série de artigos que falam sobre os cuidados que devemos tomar para que o computador tenha um bom desempenho.
Veja abaixo algumas fotos de componentes com poeira.

 Clique para aumentar o tamanho.

Clique para aumentar de tamanho.
















Clique para aumentar de tamanho.

Atenção, as imagens possuem direito autorais, portanto não podem ser reproduzidas ou usadas sem a permissão do autor, caso queira utilizar, favor entrar em contato.


(Por Welinton Junior Dias)

3 comentários:

  1. Com certeza a poeira é algo muito prejudicial para computador, eu já tomava muito cuidados com meu pc em relação a poeira, e quando li este artigo, fiquei mais atento ainda, até porque qualquer componente do computador hoje não é barato.

    ResponderExcluir
  2. A poeira é tão perigosa que pode causar a queima de alguns componentes.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!