ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

22 de maio de 2010

Entendendo o Sitema Binário

O que é o sistema binário? Por que o computador utiliza o sistema binário ao invés do decimal? 
O sistema binário é forma em que o computador conhece os dados, ou seja, é a linguagem do computador.
Existem vários sistemas, temos o sistema decimal, sistema octal, sistema hexadecimal, sistema binário (0a 1), enfim, uma variedade.
Nos diferimos do computador por utilizar o sistema decimal, e isso nos torna mais inteligentes que o computador uma vez que conhecemos números de 0 a 9, enquanto o computador só conhece 0 ou 1 por utilizar o sistema binário.
O computador precisa trabalhar com exatidão, por isso ele utiliza o sistema binário. Mas vamos compreender isso de forma melhor.
Existem dois tipos de interpretar dados. Os dados podem ser interpretados de forma analógica ou digital.
Esse são os dois tipos de sinais, analógico e digital. Mas o que é o sinal analógico ou digital?
Quando observamos uma arte, ou um quadro, podemos perceber as várias tonalidades de cores presentes na obra artística, ou seja, estamos analisando de forma analógica, pois podemos observar vários tons de cores e as vezes até confundimos algumas cores. Além disso, o sinal analógico, muitas vezes sofre alterações durante seu percurso até o seu destino, e sofre muitas interferências eletromagnéticas também. Dois grandes exemplos seriam a TV e o rádio. Já aconteceu de ás vezes a imagem da TV ficar distorcida? Ou sobrepondo a outra? E o rádio? Já aconteceu de ficar chiando e as vezes podemos ouvir outras radias falando no meio? Isso ocorre porque o sinal analógico não trabalha com exatidão, ou seja, as informações não são segurasO computador deve trabalhar com exatidão, ou seja, ele não pode confundir na hora de interpretar um dado, e por este motivo, ele interpreta os dados de forma digital utilizando o sistema binário.
A forma digital por sua vez, interpreta os dados de forma mais confiável e precisa, isso acontece justamente por utilizar o sistema binário. Como dito anteriormente, o sistema binário só entende dois valores, 0 ou 1, vermelho ou azul, sim ou não, ligado ou desligado, etc. Com isso, ganhamos mais confiabilidade, pois os dados não são interpretados de forma errada, nesta caso, se enviarmos o número 10, ele chegará como 10 ou ele nem chega. Imagina que você envia o número 10 e ele chega no computador com 9 ou 11? Isso poderia acontecer se o computador utilizasse o sistema decimal. Por isso que para o computador, é mais importante utilizar o sistema binário do que qualquer outro, pois as informações não sofrem alterações por ser digital, ou é ou não é, ou o número chega como 10 ao seu destino ou ele nem chega.
Percebeu como o sistema binário e o sinal digital é muito importante, se tratando de exatidão?
Podemos dizer que 0 corresponde a desligado e 1 a ligado.
Por isso aprendemos como converter de sistema decimal para binário, pois o computador entende o sistema binário apenas, sendo assim, a letra "a" por exemplo, para o computador é um conjunto de 0 e 1, e assim é com qualquer caracter, o computador converte tudo em sistema binário para que ele entenda. Essa conversão é feita através dos impulsos elétricos, que são medidos em Hértz.

Anexo:

"Um computador não pode se dar ao luxo de permitir que as informações manipuladas possam ter sido alteradas. O computador precisa trabalhar com exatidão, com informações precisas. Quando você deseja enviar uma informação, como por exemplo, o valor 10, este valor não pode ser alterado em hipótese alguma, porém utilizando o sistema analógico você corre o risco de que este valor possa chegar ao seu destino com o número 9 ou 11. Por este motivo o computador trabalha de forma digital, utilizando o sistema binário.
O sistema digital pode assumir apenas dois valores: verdadeiro ou falso, sim ou não, vermelho ou azul, 0 ou 1, enfim, não há possibilidade de uma informação digital ser interpretada de forma incorreta, ou seja, ou é ou não é." (Advance cci).

(Por Welinton Junior Dias)

1 comentários:

  1. Esse artigo é uma parte sobre "Números binário" ou apenas, sistema binário, em breve estaremos postando a outra parte da matéria sobre sistema binário.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!