ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

20 de maio de 2010

Hard Disk - HD - Disco Rígido

O que é Hard Disk - HD - Disco Rígido?

O disco rígido é um componente de armazenamento permanente, isto é, os dados não são apagados quando o computador é desligado, os dados são apagados manualmente pelo usuário, sendo assim uma memória de massa.
Também era conhecido como "Winchester", porém, esta é uma denominação antiga, hoje é mais conhecido por HD ou em português, disco Rígido.
É também considerado uma memória auxiliar ou secundária, pois armazena os dados  que já foram manipulados pelo processador de forma permanentemente já que a memória RAM não faz isso.
O HD está localizado dentro do Gabinete do computador, pode ser IDE, SATA ou SCSI, sendo este último mais utilizado em servidores.
Muitas pessoas que não possui um devido conhecimento sobre o mesmo, costumam  confundí-lo com a Memória RAM, apesar do HD ser uma memória também, porém quando as pessoas falam de "memória cheia" elas se referem à memória RAM, o que é errado.
Existem HDs com capacidade de armazenamento de 40 GB, 80 GB, 160 GB, 360 GB, 500 GB, e atualmente, 1 TB. [veja sobre unidade de medidas].
Assim como todos os periféricos, o HD é também muito sensível ao superaquecimento, o que pode resultar na queima do mesmo ou outras danificações, com isso, cabe a nós verificar se no Gabinete tem uma boa ventilação, caso contrário pode atrapalhar no desempenho do computador e causar danos aos componentes, para saber como melhorar o desempenho de seu computador, clique aquí e leia nossa série de artigos que ensinam práticas essenciais sobre o bom desempenho do computador.

( Por Welinton Junior Dias)

1 comentários:

  1. Estaremos postando aquí os dois tipos de cabo, o Serial ATA e o SATA, para vocês perceberem a diferença.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!