ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

4 de julho de 2010

A história do Computador

O homem sempre procurou produzir mais com menor esforço e criou as máquinas para a simplificação e a evolução do trabalho humano.
A primeira calculadora que realizava operações de soma e subtração, denominada "La Pascaline", foi criada em 1642 pelo Francês Blaise Pascal. Essa máquina funcionava por meio de uma engrenagem de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna a outra. Os resultados apareciam em uma espécie de janelinha.
Leibniz, sucessor de Pascal, construiu uma máquina bem sotisficada, com avanços práticos. Ela trabalhava por meio de alavancas e relógios.
O matemático inglês Babbage desenvolveu a idéia de um dispositivo de entrada e saída. Essa máquina usava cartões perfurados.
Alan Turing desenvolveu o que conhecemos hoje como a base de todas as técnicas de programação, numa forma de inserir dados nas máquinas chamada de decodificação. As informações eram transformadas em sinais ( 0 e 1 ). A partir daí, as máquinas puderam trabalhar com todos os tipos de informação.
A evolução da máquina de computar e calcular informações teve a chance de ser testada em um grande evento: o censo norte-americano de 1890. A grande inovação introduzida por Herman Hollerith foi a utilização da eletrecidade.
O crescente avanço da tecnologia utilizada na criação das máquinas chamou a atenção dos militares norte-americanos, que, interessados no poder que essas máquinas poderiam trazer a longo prazo, empregaram vultosos investimentos em pesquisas e projetos sobre computadores. Durante a 2ª Guerra Mundial, os militares começaram a ter os primeiros resultados desses investimentos.
O Mark I, um enorme computador que utilizava milhares de relés, foi desenvolvido pela Marinha em parceria com a Universidade de Harvard e a IBM, em 1944. Um dos problemas apresentados pelo Mark I era o ruído alto e intenso que ele emitia quando estava em funcionamento.
No decorrer da 2ª Guerra Mundial, criou-se um novo grande computador, com fins bélicos: o Eniac (Eletronic Numeric Integrator and Calculator). Ele funcionava por meio de um sistema construído inteiramente por válvulas. Esse computador não chegou a ser utilizado, pois ficou pronto somente em 1946, quando a guerra já havia terminado.
Após o Eniac, foi elaborado o projeto de um outro computador, o EDVAC, projetado com uma programação interna.
Em 1949, os computadores eram usados apenas em projetos governamentais e acadêmicos.
A IBM começou, em 1951, a produzir computadores em série.
Um professor de Princeton (EUA), Von Neumann, criou um sistema de estrutura lógica para o computador, para que pudesse trabalhar com variados tipos de informações ao mesmo tempo.
As idéias de Von Neumann transformaram o mundo da computação. Outro avanço tecnológico foi a criação do transistor,  peça eletrônica com materiais semicondutores e com a mesma função das válvulas, porém, mais rápida, de maior confiabilidade, eficiência e durabilidade, utilizando menores quantidades de energia, além de não esquentar como as válvulas.
O transistor possabilitou a redução contínua dos custos de produção dos computadores, tornando os preços mais acessíveis.
Com a evolução dos transistores, desenvolveu-se a idéia de criar uma peça eletrônica com maior capacidade de processamento de informações: criou-se o chip em apenas uma peça.
A história da computação modifica-se continuamente, e hoje chegamos a um estágio em que todos os equipamentos acabam se tornando obsoletos, pois a cada dia cria-se um equipamento novo, mais rápido, mais confiável, mais eficiente e com maior poder de nos auxiliar em nosso trabalho diário.

Bom saber:

"Cartões perfurados eram usados na máquina criada na época da revolução industrial"
"O francês Blaise Pascal criou a "La Pascaline", primeira calculadora que realizava operações de soma e subtração"
"A válvula foi substituída pelo transistor, que é muito mais rápido e eficiente"
Francês Blaise Pascal

La Pascaline












"A evolução da informática está cada vez mais veloz. O homem conta hoje com o laptop, computador portátil de avançada tecnologia"

(Por DCL - Projeto Didático - 2007) 

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!