ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

1 de agosto de 2010

O uso da espuma anti-estática

-->

Artigo 1 - O Uso da espuma anti-estática

Montar um computador exige muita atenção do técnico, pois existem vários fatores que podem trazer consequências inesperadas quando realizados de forma errada.
Dentre estes  fatores, podemos destacar a energia eletrostática ou simplesmente estática, em um artigo anterior falamos sobre a energia estática e os danos que ela pode causar nos componentes do computador [veja], a montagem correta do conector da fonte AT à placa-mãe, uso da espuma anti-estática, dentre outros.
Apresentaremos agora alguns dos principais erros comuns na montagem de microcomputadores, erros estes que provocam superaquecimento dentro do gabinete, que consequentemente provocam travamentos, vários problemas, resets ou até mesmo danos aos componentes do computador:
Este artigo abordará sobre o uso da espuma anti-estática:
Já mencionamos aquí neste site também, a questão do superaquecimento que é o principal problema dos componentes do computador, e na série dos 10 artigos, vimos que a poeira é um dos impertinentes que provocam superaquecimento dentro do gabinete, a má organização dos cabos e fios também deixa a ventilação quase impossível dentro do gabinete e dentre outros impertinentes, mas isso será matéria de outros artigos. Falaremos agora sobre a espuma anti-estática:
Algumas placas-mãe já vêm de fabrica com uma espuma anti-estática em sua caixa, e muitos técnicos na hora de montar a placa-mãe no Gabinete, colocam esta espuma entre a placa-mãe e o chassi metálico do Gabinete achando que isso ajuda a placa-mãe a não ter contato com o chassi do Gabinete. Na verdade, não é correto fazer isso, mesmo que a espuma venha junto à placa-mãe não se faz necessário utilizá-la, pois está espuma vai absorver todo calor gerado pela placa-mãe e deixará quase impossível a ventilação dentro do gabinete, e isso com certeza vai provocar certo aquecimento na placa-mãe que conseqüentemente  causará travamentos no S.O e erros aleatórios.
Por esse motivo, os computadores que possuem esta espuma sempre estão travando e apresentando diversos erros.
Clique aquí e continue acompanhando nossa série de artigos que irão apresentar alguns erros que são comuns na montagem de computadores!
(Por Welinton Junior Dias)

5 comentários:

  1. Realmente muitos técnicos utilizam esta espuma achando que isso ajuda em algo, na verdade isso atrapalha mais ainda!
    Muitos técnicos inexperientes não dão muita atenção para esta parte, depois o computador do seu cliente estraga e como muitos não faz a mínima idéia disso acham que é o PC que estragou, sendo que na verdade a culpa é do técnico, por isso, muita atenção em quem você leva o PC para manutenção!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu descobri essa espuma no site do TecMundo mas nunca vi ela em nenhum gabinete que consertei, mas descobri como ela funciona aqui no site de vocês, por isso agradeço pelo artigo pois eu queria saber mesmo se era necessário ou não essa espuma e agora sei que NÃO é preciso.

      Excluir
    2. Abraço meu caro. Que bom que te ajudou.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!