ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de agosto de 2010

Lixo eletrônico, outra preocupação!

O lixo eletrônico tem sido mais um fator preocupante do século XXI, tratando-se do seu impacto provocado quando em contato com o meio ambiente.
Muitas pessoas não possuem informações sobre o lixo eletrônico, por falta de divulgação sobre o mesmo, a mídea não ajuda muito em relação a isso algo que é muito errado, pois, as pessoas devem ficar informadas sobre os perigos que o mundo corre, para que elas sejam mais conscientes. Coisas boas dificilmente passam na TV, só se vê "desgraças" que ocorrem no mundo, propagandas que induzem as pessoas a consumir produtos que trazem danos à saúde, como cigarros, bebidas álcoolicas, dentre outros. E onde estão as informações sobre os grandes perigos que nosso mundo corre, onde estão os programas para a conscientização das pessoas? Só Deus sabe. Se tiver, só é passado a noite, em horas que muitos já estão dormindo.
Fizemos entrevistas com 20 pessoas perguntando o que elas fazem com um aparalho eletrônico quando não estão funcionando, e mais da metade responderam que descartam esse lixo em um lixo comum. Observa o gráfico no final deste artigo.
Isso prova que a maioria das pessoas ainda não sabem que o lixo eletrônico não deve ser descartado em lixo comum, e nem sabem do perigo que eles causam no meio ambiente.
Mas afinal, o que vem a ser o lixo eletrônico?
O lixo eletrônico, é constituído por todo aparelho eletrônico como rádios, computadores, celulares, pilhas, baterias, geladeiras, televisões, enfim, tudo o que é eletrônico.
É comum as pessoas jogarem alguns desses aparelhos no lixo quando já não funcionam mais, ou porque comprou outro novo. Ás vezes não tem a necessidade de comprar um novo aparelho como por exemplo um celular, mas como surgem a cada dia novos modelos com mais tecnologias, já é motivo das pessoas comprarem um novo e simplesmente descartam o antigo, ás vezes para dizer que tem.
Como observamos, as tecnologias são de fato muito boas, muitas aprimoram e facilita ainda mais o trabalho humano, mas como todas as coisas tem seu lado positivo e seu lado negativo, esse é um dos pontos negativos das tecnologias, ou seja, elas induzem os consumidores à adquirir um novo produto contribuindo com o lixo eletrônico.
Pesquisas afirmam que 160 milhões de brasileiros possuem no mínimo um celular, e apenas 60 milhões estão em uso, e nossa pergunta é: Onde estão os outros 100 milhões? Jogados em lixo ou amontoado em casa?
No mundo cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados em um ano, e apenas 10% dessa quantidade é reciclado, o restante são descartados na natureza. Se a reciclagem fosse feita em pelo menos 94% dessa quantidade, sairia bem mais barato construir um novo equipamento, do que começar do zero.
Quando em contato com o meio ambiente, o lixo eletrônico provoca um certo impacto e consequentemente danos a saúde. Nesse impacto incluem:
-Poluição tóxica; (quando queimados)
-Contaminação dos lençóis freáticos; (Quando atingido por mercúrio e outra substâncias)
-Degradação do solo, etc.
Alguns metais e substâncias como o cádmio, mercúrio, chumbo dentre outros provocam sérios
à saúde, como câncer, envenenamento de ossos, afeta o sistema nervoso dentre outros.
São poucas as empresas ou instituições que recolhem o lixo eletrônico, isso deveria ser uma obrigação dos fabricantes, vamos torcer para que a lei seja aprovada. Esta lei obriga cada fabricante recolher seu produto dos clientes quando estes forem ser jogados no lixo, fazendo isso, estaremos contribuindo fielmente com o meio ambiente. 
Um grande problema é que no Brasil não possui muitos postos de recolhimento do lixo eletrônico, por isso, é preciso que a lei seja aprovada.
Se isso não for resolvido, que mundo deixaremos para as próximas gerações? Cheio de poluições, destruído!
Por isso, pense antes de comprar um novo produto. Você realmente está precisando?

Clique na imagem para aumentar
ALGUNS ARTISTAS CONTEMPORÂNEO CRIAM ARTES E ESCULTURAS COM LIXO ELETRÔNICO:
Robô


Lady Gaga
Sapatos












(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!