ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

25 de setembro de 2010

Orkut e vírus!

Se tratando de segurança, hoje é muito importante para nós. Como já dito anteriormente em um de nossos artigos, os crackers sempre estão ativos criando novos vírus cada dia e sempre arrumando uma forma de fazer com que o usuário se infecte com a praga ou vírus...

O processo pelo qual os crackers disfarça um vírus se chama camuflagem. Este processo de camuflar um vírus tem sido um dos recursos mais utilizados atualmente. 
Isso está fortemente comum cada vez mais em redes sociais de relacionamentos como o orkut, MSN, Facebook e por incrível que pareça até o twitter.
Justamente por esse motivo devemos ficar mais atentos e se preocupar com a segurança de nosso computador.
Como dito anteriormente, camuflar um vírus significa disfarçá-lo [veja sobre camuflar vírus]. Mas como isso é feito?
A pós o vírus ou código malicioso ser criado, ele é escondido ou disfarçado em outra forma, como por exemplo, ele é escondido em fotos ou imagens, links (principalmente), é disfarçado em ícone de música, vídeo, pasta, programa dentre outros.
A forma mais comum de se ver um vírus camuflado no orkut, é em recados que mostram falsas notícias sobre famosos. Um dos vírus que infectou muitos usuários atualmente é uma imagem contendo uma notícia falsa sobre o cantor Luan Santana, dizendo que o mesmo "havia beijado um homem", e isso deixa os usuários leigos curiosos, onde são provocados a clicar na imagem, e conseqüentemente, são infectados pelo vírus, que automaticamente passa o mesma falsa notícia para todos os amigos da pessoa infectada.
Outra forma que o vírus tem se apresentado em orkut e outras redes de relacionamento, é em forma de link. O usuário recebe uma mensagem de seu amigo infectado com uma mensagem ou noticia falsa como "clique aqui e veja suas fotos" ou "veja as fotos do acidente da Xuxa (ou qualquer outro famoso)". Isso provoca vontade de clicar no link, onde o usuário é infectado.
      
Nossa recomendação é:

- Quando receber uma mensagem suspeita de seu amigo, não clique no link ou imagem presente, pergunte ao seu amigo antes se ele realmente enviou aquela mensagem.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!