ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

12 de setembro de 2010

Senhas e segurança

A segurança e as senhas tem sido algo muito questionável hoje.
Os crackers estão sempre ativos roubando senhas, acessado dados, danificando softwares dentre outras perversidades.
Isso faz com que nós tomamos mais cuidados com nossos dados informações, em relação à segurança.
A maioria das pessoas hoje possui no mínimo uma conta de uma rede social de relacionamento, ou de recursos oferecidos na internet como orkut, Facebook, twitter, formspring.me, Blogger, youtube, myspace, MSN, Skype dentre outros.
A maior preocupação ultimamente tem sido as senhas, pois muitas pessoas são crakiadas por crakers que roubam senhas e modificam, sendo assim, o usuário perde o acesso às suas contas que foram hackiadas.
Algumas vezes nos deparamos com essa situação.
O que fazer para melhorar a segurança de nossas contas?
Aqui vão algumas dicas, como:

- Sempre especificar um e-mail alternativo, muitas pessoas não preenchem este campo, ás vezes por não ter um conhecimento sobre o mesmo, ou porque não possuem um outro e-mail. Na verdade este campo é muito importante, pois ele será utilizado para redefinição de senha. Ex: Se você for hackiado no orkut, na hora de fazer o Login clique na opção que diz "Esqueçi minha senha", o google pedirá uma redefinição de senha, e o link para isso, será enviado no e-mail alternativo. Redefinir senha, nada mais é que você recuperar sua senha e ter acesso novamente à sua conta. Este é um recurso presente em todos as redes, portanto, se você não possuir um e-mail, crie um e preencha este campo, pois ele será muito útil. Indicamos que você crie um e-mail do BOL, que é muito seguro. Percebes a importância de um e-mail alternativo?

- Crie senhas difíceis e que misturam letras, simbolos e números. Muitas pessoas criam senhas muito óbvias,como data de nascimento, nome do filho, nome de cidade, nome de algo que mais gosta dentre outros. Ao fazer isso, você praticamente deixou sua senha entegue nas mãos de crackers, como diz o ditado "Deu o queijo e a faca". Isso torna muito fácil a vida do cracker, pois, eles possuem programas que façam isso, por isso, devemos criar senhas que tenha no mínimo 9 caracteres, e que seje uma mistura de letras, números e símbolos, pois fazendo isso, você dificulta o entendimento so software ao tentar rastrear, e dificulta o trabalho do cracker. Exemplo de uma senha segura: eu"!128vou@7#cant@8ar. Veja mais dicas aquí.

- Sempre anotar as senhas para não esqueçer, não confie apenas em salvar suas senhas no computador, pois ele está sujeito a qualquer dano onde você poderá perder todos seus dados, por isso, anote em cadernos, agendas ou outro meio. As pessoas se sentem muito acomodadas e seguras com o computador, mas não é bem assim, ele é uma máquina, e assim como qualquer outra, pode-se queimar ou ocorrer qualquer outro acidente!

- Nunca fale sua senha para outras pessoas, pois a confiança de forma exagerada pode trazer resultados negativos. O próprio Deus nos adverte através de sua palavra escrita na bíblia "Maldito o homem que confia no homem"!
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!