ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

30 de novembro de 2010

As funções da Fonte

Duas funções da fonte de alimentação

Em um artigo anterior [veja] falamos sobre a fonte de alimentação, suas características e seu papel exercido no computador.
Neste artigo, iremos apresentar com detalhes duas grandes e importantes funções da fonte de alimentação do computador.
A fonte sempre será um componente muito importante, por isso ela faz parte dos cinco principais componentes do computador.
Ao contrário de que muitos pensam, a fonte de alimentação não possui apenas a função de distribuir energia para os componentes do computador.
Além desta segunda função, existe outra que é bem mais importante e que é exercida primeira, antes da fonte iniciar o processo de distribuição de energia para os componentes do micro.
Para entender esta outra função da fonte "desconhecida por muitos", vamos falar um pouco sobre a eletricidade.
O que é a eletricidade? E o que isso tem a ver com informática?
Parece até que este assunto não é muito relevante para técnicos em manutenção, mas é apenas engano, a eletricidade é muito importante e influente na área dos técnicos em manutenção de computadores.
Em um de nossos artigos falamos sobre a eletricidade estática.
Antes de ligar o computador em uma tomada, antes deve-se verificar a tensão da tomada para acionar o botão de voltagens da fonte corretamente para não queimar a fonte, ou seja,a eletricidade é importante e presente na vida dos técnicos.
Mas afinal, o que é eletricidade?
Respondemos esta pergunta dizendo que, a eletricidade é a movimentação dos elétrons.
Esta movimentação dos elétrons pode ser tanto contínua quanto alternada, por isso existe duas classificações desse movimento que damos o nomes de: Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA).
A corrente alternada consiste na movimentação alternada dos elétrons, e a corrente contínua consiste na movimentação contínua dos elétrons.
A energia que chega na tomada de nossa casa é em forma de Corrente Alternada.
Todos os aparelhos eletrônicos funcionam com corrente contínua.
É exatamente neste ponto que surge uma interrogação (???), como então que o computador, a geladeira, o radio, a televisão dentre outros aparelhos eletrônicos funcionam então, se em nossa casa chega corrente alternada e eles funcionam com corrente contínua?
Esta é a primeira função da fonte. Converter a corrente alternada em corrente contínua para depois distribuir esta energia convertida.
A fonte do rádio por exemplo além de ser pequena é embutida no mesmo e nós nem percebemos. Já no computador ela é maior e podemos notá-la na parte superior atrás do Gabinete.
Estas são as duas funções da fonte:
1º - Converter corrente Alternada para Corrente Contínua;
2º - Distribuir energia (convertida) para os demais componentes do computador.

Resumindo:
"A fonte de alimentação é um componente muito importante para um computador, pois converte a corrente alternada em contínua para distribuir para os componente do computador para que os mesmos funcionem".
(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. Muito interessante isso. Não sabia que ela fazia conversão de correntes.
    Mas tanto a fonte AT quanto a ATX fazem isso?

    ResponderExcluir
  2. Sim, isso é FUNÇÃO da fonte independente de de tecnologia, tipo etc. Todas as fontes fazem está função!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!