ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

1 de dezembro de 2010

Fonte de alimentação

A fonte de alimentação é um componente muito importante para o computador.
Além de distribuir energia para os demais componentes do computador ela possui como função também converter corrente alternada em corrente contínua [veja com mais detalhes como isso ocorre].
O objetivo deste artigo é mostrar a principal diferença entre a fonte AT e ATX.
O tipo de fonte que você deve comprar é importante para o desempenho do micro. Devemos levar em consideração sua potência e seu tipo, se é AT ou ATX, pois é a partir desta escolha que deve-se comprar a placa-mãe.
Existe placa-mãe AT e placa-mãe ATX, a diferença entre as duas é exatamente o conector presente na mesma onde será plugado o conector da  fonte.
Mas o que na verdade os diferencia?
A principal diferença entre a fonte AT e ATX é o conector que é plugado na placa-mãe. Nas fontes AT que são as antigas, o conector que era plugado à placa-mãe era dividido em dois, chamados de P8 e P9.
Este tipo de fonte exigia um certo cuidado do técnico que fosse montar, pois tanto os fios pretos do conector P8 quanto do conector P9 deveria ficar no centro, caso contrário, ocasionaria a queima da placa-mãe.
Nas fontes atuais, que são as ATX, este problema (de ter cuidado na hora de plugar na placa-mãe) é extinto, ou seja, não há uma preocupação na hora de plugar o conector à placa, pois o conector é único e o mesmo possui chanfros que impede o técnico de plugar este conector de forma invertida ou de lado errado na placa-mãe, pois o conector não entra de forma errada (a não ser que você utilize um "porrete") , ele só encaixa em sua forma correta.

Observe a diferença entre os conectores da fonte AT e ATX.

AT



CONECTORES P8 E P9.





ATX


CONECTOR ÚNICO




(Por ClipaTec Informática)

2 comentários:

  1. ATX com certeza, por ser a mais atual.
    Respeitando os valores, quanto mais recente for, melhor será, porque não se cria algo novo que seja pior que o anterior, a tendência sempre é melhorara cada vez mais e aperfeiçoar. No caso, a ATX é a sucessora da AT.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!