ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

6 de novembro de 2010

Informática - Uma área dinâmica

Informática, o mundo que nunca para de evoluir!

Falando sobre a informática, qual seria seu significado?

Infor/mática = Informação automática.
O esquema acima mostra-nos o significado ao pé da letra da palavra informática.
A informática é uma área muito dinâmica, ela está em constantes movimentações, e estas movimentações nada mais são que os avanços tecnológicos implementados na informática, seja ele um novo recurso que venha facilitar ainda mais esta "informação automática", ou um aperfeiçoamento de um recurso já existente que seria a evolução do mesmo, dentre outros fatores.
O profissional que entra para esta área, nunca para de estudar, justamente pelo fato desta área ser muito dinâmica.
Estas mudanças que são realizadas devido aos grandes avanços tecnológicos foram muitos importante para a evolução dos computadores e sua história durante os anos.
Comparando os antigos computadores com os atuais, podemos notar uma série de fatores e características dos mesmos que se diferem bastante. Veja nosso artigo sobre a história dos computadores clicando aqui.
Essa evolução deu origem às quatros gerações dos computadores. Porém isso é um assunto de outro artigo, não iremos entrar em detalhes.
Mas vamos às comparações:
Os computadores antigamente eram gigantescos e extremamente pesados, além de possuírem poucas funções.
Podemos citar nossos ancestrais, no qual realizava apenas as quatros operações básicas matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão), ou seja, os antigos computadores eram mais utilizados para realizar cálculos matemáticos e digitar textos, mas com a evolução dos computadores, esse quadro mudou de um forma impressionante, hoje não só realizamos cálculos ou digitamos textos no computador, como também é possível nos comunicar com outras pessoas por via de redes sociais de relacionamentos ou softwares (programas) específicos para isso que utilizam por sua vez a rede de redes de computadores, isto é, a Internet. Também podemos jogar, se divertir, assistir vídeos, ouvir música, editar imagens, criar desenhos, baixar arquivos dentre outras infinidades de tarefas.
Essa evolução foi algo que foi possível graças aos avanços tecnológicos. A cada dia nasce um novo equipamento mais rápido e com mais recursos que facilitam e aperfeiçoam ainda mais o mundo da informática e do uso dos microcomputadores.
Apesar de todas estas vantagens citadas, existem também as desvantagens. 
O que seria as desvantagens ocasionadas pelas evoluções da informática?
Um exemplo muito real e vivenciado hoje, seria e é o lixo eletrônico, cujo tema já falamos aqui.
Por causa destas grandes evoluções, ou seja, avanços tecnológicos, o lixo eletrônico também tende aumentar de forma muito rápida, visto que, a cada dia, com o surgimento de novos equipamentos eletrônicos cada vez mais rápidos, os convencionais e os existentes à três meses atrás tornam-se obsoletos diante estes novos.
As pessoas, ao invés de doar para instituições carentes, preferem descartar no lixo comum, às vezes ainda estando em perfeito funcionamento, e isso conseqüentemente agride o meio ambiente uma vez que eles serão jogados ao meio, e esse contato direto provoca um certo impacto no solo, poluindo e contaminado desde o solo até lençóis freáticos, onde está o pouco de água potável que temos e que um dia fazerá falta.
Vimos exemplos dessa prática de descartar resíduos eletrônico em lixo comum em países como o Japão e EUA, onde as tecnologias são bem mais avançadas.
Outra grande desvantagem, é o custo desses novos equipamentos, que não é nada agradável para muitos.
Existem outras desvantagens, porém citamos as mais destacadas.
A informática, por ser uma área dinâmica, faz com que nem todos consigam acompanhá-la em suas evoluções.
Entretanto, devemos sempre estar antenados e atualizados dessas novas evoluções tecnológicas presentes na área de informática, principalmente o profissional desta área, e o profissional de TI.
(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. Com certeza...Quando estamos nos acostumando com uma tecnologia, já sai outra bem mais melhor...Isso é realidade!

    ResponderExcluir
  2. E como. As novas tecnologias da área de informática tornam as anteriores totalmente obsoletas,e nós, tentamos acompanhar as novas tecnologias e procuramos uma forma de obtê-las.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!