ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

2 de novembro de 2010

Sistemas de arquivos

O que seria o sistema de arquivos?

Assim como o sistema operacional gerencia a memória RAM, cabe a ele também definir a melhor forma de ler e gravar os dados armazenados no HD. Mas quem faz isso?
Esta é a função do Sistema de arquivos. Este sistema de arquivos está presente no Sistema Operacional, por esse motivo ele pode variar, tudo depende do S.O.
Por exemplo, os sistemas de arquivos do sistema operacional Windows, são o NTFS, FAT-32 E FAT-16. Do Linux é o EXT-2, EXT-3, Reiser FS dentre outros.
Desta forma, o sistema de arquivo "estabelece formas de gerenciar o espaço livre do disco e ao mesmo tempo mapear todas as informações ali armazenadas para permitir um acesso rápido a elas."¹
Quando instalamos o sistema operacional, precisamos definir qual o sistema de arquivo que será utilizado. Como dito anteriormente, o tipo de sistema de arquivos pode variar de acordo com o sistema operacional.
Como o Windows é o sistema operacional mais utilizado, vamos abordar algumas das características dos sistemas de arquivos FAT-16, FAT-32 e NTFS.
O sistema de arquivos FAT-16, é rápido, mas possui como desvantagens, o desperdiço. Quanto maior o tamanho do cluster, maior será o desperdício do disco rígido.
Em um artigo sobre desfragmentação de disco, falamos sobre os clusters, clique aqui para ver.
Confira no Wikipedia esse desperdiço.
O tamanho máximo de cada cluster  no FAT-16 é de 32KB e suporta discos ou partições de até 2 GB apenas.
O sistema de arquivo FAT-32 veio para amenizar o desperdiço que seu antecessor causava, pois, ele trabalha com clusters menores,  porém, é mais lento que o FAT-16.
Suporta discos de até 2 TB.
O sistema de arquivos NTFS é mais seguro que todos os outros, através dele você pode restringir acessos à pastas de seu computador dentre outras limitações, o desperdício do disco também é bem menor, pois ele utiliza clusters de tamanho reduzido, apenas 4 KB, porém é o mais lento também que todos seus antecessores.
Confira no Wikipedia.

¹ Adaptação, Advance CCI.
(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. O sistema de arquivos. E é exatamente por isso que o tamanho do cluster varia de acordo com o sistema de arquivo. E é claro, quanto maior o tamanho do cluster, maior é o desperdício do disco. Tudo depende do sistema de arquivos!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!