ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

9 de dezembro de 2010

Criando um vírus simples

Antes de iniciarmos este artigo, ressaltamos que ensinar não é crime, porém, praticar para prejudicar alguém é diferente, portanto, se responsabilize pelo seus atos.
Neste artigo, ensinaremos a criar um vírus simples através do bloco de notas.
É uma espécie de executável que na verdade não trazerá danos algum para o computador, ele apenas irrita a pessoa que o executa, pois ele fica abrindo várias janelas, "o usuário ao fechar uma janela, abre-se outra", e assim sucessivamente até terminar de abrir todas as janelas definidas na descrição do vírus (que são os comandos).
O vírus que criaremos possui extensão ".bat". O que seria esta extensão?
A extensão ".bat", é um arquivo de lote, ou seja, ele é um conjunto de comandos que são executados em seqüência, estes comandos podem ser para apagar uma determinada pasta, abrir programas, ocultar arquivos dentre outras funções.
Os comandos utilizados são os mesmos utilizados no MS-DOS, para quem conhece os comandos do DOS essa tarefa se torna mais fácil ainda. [Veja nosso artigo que apresenta alguns comandos do DOS].
Para começar, abra o bloco de notas, caso não encontre em seu computador, clique no botão "Iniciar", depois em "Executar", na janela que abrir digite o comando "CMD" para entrar na tela do "Prompt de comandos", depois basta digitar o comando "Notepad".
Com o bloco de notas aberto, digite o seguinte:

DIR /W
TYPE CONFIG.SYS
CALC.EXE
NOTEPAD.EXE

Os comandos "calc.exe", "notepad.exe" são os programas que serão abertos quando o arquivo for executado. O comando "calc.exe" abre a calculadora, e o comando "notepad.exe" abre o bloco de notas.
A quantidade de vezes que você digitar o comando nesta lista, é o tanto de vezes em que o mesmo abrirá, isso significa que, se digitarmos 1000 vezes o comando "calc.exe" por exemplo, a calculadora abrirá 1000 vezes, ou seja, o usuário fecharia uma janela da calculadora, e ao fechar, a outra abriria em seguida, e assim seria até abrir 1000 vezes. Percebeu como o vírus neste caso não causa danos algum?
Ele apenas irrita o usuário.
"Dica: Não precisa digitar várias vezes, basta selecionar o comando digitado e pressionar as teclas "CTRL+C e CTRL+V", e lembre-se, os comando não podem ser digitados na mesma linha, cada linha deve ter apenas um comando.
Você poderá procurar mais comandos que abrem programas, como o comando para abrir o Paint dentre outros programas na internet.
Se quisermos deletar algum pasta, bastaria digitar "DEL e o caminho da pasta a ser deletada".
Ou se quisermos alterar a data do computador, bastaria digitar: "DATE e a nova data", ex: "DATE 10/05/1999" e o computador mostraria esta data após ser ligado, ou até mesmo um comando para desligar o computador automaticamente, para isso bastaria digitar "Shutdown -s".
Ok, voltando ao bloco de notas, após ter digitado os comandos , salve-o com extensão ".bat". Exemplo: "teste.bat". Importante: Digite o nome do seu vírus mais o ".bat" no final, não pode esquecer o ".bat", pois é ele que torna o arquivo em um arquivo de lote e executável.
Para fazer o teste, digite apenas os comando destacados neste artigo, salve com extensão ".bat", após isso, procure onde você salvou o arquivo e dê um duplo clique sobre o mesmo.
Note que abrirá a calculadora, e após você fechar a calculadora, abrirá o bloco de notas.
Entendeu?
Ele vai executando os comando seqüencialmente e em ordem, se tivesse mais comandos, eles seriam executados.
Se conhecer bastante o DOS você poderá criar vírus de várias espécies, mas lembre-se, reconheça, assuma e se responsabilize pelos seus atos.
Após criar o vírus, basta apenas enviar para sua vítima e convencer a mesma a clicar no vírus para ser executado.
Você poderá camuflar seu vírus [veja sobre isso] como já ensinado aqui em nosso site, para disfarçá-lo em outra "coisa" para enganar sua vítima. Ex: música, software, imagem, link, etc.

(Por Welinton Junior Dias)

5 comentários:

  1. e como eu elimino esse vírus se eu for infectado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar ferramentas pra isso. No baixaki tem algumas.

      Excluir
  2. Geralmente um vírus ".bat" não é muito comum, porém, se desconfiar de um vírus desta espécie, faça uma verificação com seu antivírus, use o programa MVRegClean, CCleaner e um AntiSpy que eles resolvem seu problema. Eles são encontrados para download no BAIXAKI! Certo?

    ResponderExcluir
  3. na verdade não podemos identificar esse "vírus", já que ele é um lote de comandos... ent se executar, você terá problemas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa observação. Fica difícil a identificação deste tipo de arquivo malicioso.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!