ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

10 de dezembro de 2010

Firewall do Windows

Firewall significa "Parede de fogo".
Mas o que realmente é o firewall? Qual sua utilidade? Podemos desabilitá-lo?
As respostas para estas e outras perguntas serão respondidas neste artigo que preparamos exatamente para este fim.
O firewall é uma espécie de parede, ou barreira protetora que monitora e limita ou restringe o tráfego de informações que são compartilhadas entre seu computador e uma rede, principalmente a rede de redes que é a internet.
Por este motivo, ele defende ou protege seu computador contra acessos desconhecidos de outras pessoas que tentam acessar seu computador, ou seja, ele restringe o acesso de outras pessoas fora do firewall do Windows sem sua permissão.
No Windows XP Service Pack 2 (SP2), o Firewall do Windows é ativado por padrão. No entanto, alguns podem desativá-lo.
Mesmo podendo desativar o firewall do Windows, não é uma tarefa recomendada, pois, este ato faz aumentar o risco da segurança de seu microcomputador o deixando vulnerável à ataques e acessos externos, não solicitados e sem sua permissão.

Como  o Firewall do Windows funciona?

Quando uma pessoa da rede tenta acessar seu computador, o computador recebe um pedido não solicitado e com isso, o firewall bloqueia a conexão.
Quando você executa um programa que precisa receber informações da rede, o firewall pergunta através de uma caixa de diálogo se desejamos desbloquear o programa permitindo a conexão, ou se desejamos mantê-lo bloqueado.
Resumindo: ele protege seu computador contra vírus ou ameaças que tentam prejudicar seu micro.
Podemos adicionar exceções permitindo alguns programas aceitar a conexão, portanto, quanto maior a quantidade de exceção, maior será a vulnerabilidade de seu computador em relação à vírus e ameaças. As exceções são como furos na parede do firewall, ou seja, se houver muitos furos, não terá proteção.

Os crackers são muito inteligentes, eles utilizam programas que procuram na internet computadores que estão com o firewall desativado ou com várias portas de comunicação abertas que nada mais são que as exceções (furos) permitidas pelo usuário, por isso, evitem estas exceções de forma exagerada, só faça isso quando for realmente necessário, evite permitir exceções para programas desconhecidos e sempre remova a exceção feita que não será utilizada com freqüência.

Existem tres razões para usar o firewall:

-Protege seu computador contra vírus bloqueando-os;
-Cria um registro de segurança, algo que se torna muito útil para solucionar problemas;
-Bloqueia ou permite conexão com sua permissão.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!