ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de dezembro de 2010

Intel vs AMD

Neste artigo, vamos falar sobre duas grandes empresas fabricantes de processadores: INTEL e AMD.
Desde o início dos surgimento dos primeiros processadores, estas duas empresas vem brigando em busca de uma maior fatia no mercado de vendas de processadores.
As vezes nos deparamos com a seguinte pergunta:
Quem é melhor, INTEL ou AMD?
Na verdade, esta pergunta é um pouco complicada de responder, pois as duas empresas fabricam ótimos processadores [veja detalhadamente], contudo, a Intel possui a maior fatia!
O mais correto a dizer é que alguns processadores da INTEL é melhor que os da AMD e vice-versa.
Dois fatores são considerados na hora de comprar o processador: Qualidade e Preço.
A qualidade nem sempre é a mais considerada, como sabemos, existem muitas pessoas que não possuem condições para comprar um ótimo processador pelo motivo de seu preço, sendo assim, na maioria, o mais considerável é o preço.

Os processadores primórdios eram altamente caros, pois estavam dando seus primeiros passos no mundo da informática, por este motivo, os computadores eram muito caros há umas décadas atrás porque 70% do preço do computador corresponde ao processador.
Uma prova disso, é que poucas pessoas tinham um computador em casa.
Já nesta época, a INTEL e a AMD já brigavam no mercado.
No início existia três fortes concorrentes no mercado de processadores: INTEL, AMD e CYRIX (que foi comprado pela VIA).
A INTEL sempre foi respeitada no mundo da informática como uma excelente fabricante de processadores, seguida de posto pela AMD e em terceiro CYRIX.
A guerra começou quando a AMD lançou o processador K6-200 MHz que apresentou rendimento e qualidade superior ao forte concorrente processador PENTIUM 200 MHz MMx da INTEL, e com isso, o número de vendas de processadores da AMD ultrapassou o da INTEL pela primeira vez.
Com essa pressão, a INTEL se vê obrigada a adiantar o lançamento de sua nova linha de processadores, o PENTIUM II que apresentou uma tecnologia diferente, ao invés de utilizar SOCKET 7, utilizava SLOT 1.
Apesar de INTEL mudar o tipo de conexão do processador (achando que a AMD fazeria o mesmo), a AMD não se importou com isso e continuou fabricando processadores com conexão SOCKET 7, pois apresentam qualidade superior, e isso fez com que a AMD superasse o mercado da INTEL.
Como observamos, a CYRIX ainda não tinha conseguido competir com as lideranças, porém seus processadores possuem um baixo custo, e no início deste artigo, falamos que um dos pontos consideráveis na compra de processadores é seu preço.
A CYRIX quase saiu do mercado, porém a VIA Tecnologics a comprou, sendo assim, continuou no mercado.
Até hoje as duas emrpesas, INTEL e AMD brigam no mercado, uma lança um processador mais rápido e qualificado, e a outra lança outro para competir.
A INTEL hoje já está no  processador I7 que superou todos processadores da AMD, entretanto, a AMD tem planos para novos processadores.


Continue lendo nossa série de artigos fim de ano que preparamos clicando aqui.


Conectores de processador Slot 1 e Soquete 7 respectivamente:
























Exemplo de processador que usa conexão SLOT 1:




(Por ClipaTec Informática)

2 comentários:

  1. É amigo, atualiza o post e posta benchmarks dos melhores INTEL CORE I7 VS AMD BULLDOZER FX de 8 Núcleos!

    Aí sim quero ver o resultado... a galera confunde as paradas e quer comparar I7 com Phenom X4 e ai ficam falando bobagem que a AMD não presta...

    LOL

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sugestão, vamos criar outro post específico para falar sobre estes dois processadores, Valeu!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!