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5 de dezembro de 2010

Jogos interativos e realidade aumentada

Tecnologias, cada vez mais avançadas. Algo que vem se destacando atualmente também, são os jogos interativos com tecnologias de realidade aumentada.
Os jogos interativos podem ser um dos elementos mais importantes no ambiente de aprendizado com o uso de Multimídia interativa. A aprendizagem por meio dos jogos interativos podem facilitar o entendimento do aluno de um determinado assunto, ou seja, são atividades interativas com envolvimento dos participantes e fortes elementos lúdicos. Os jogos interativos podem ser utilizados para testes, reforços, simulações de conceitos, procedimentos e atitudes, além de tudo, é um exercício de liderança, definição de estratégias, trabalho em equipe, comunicação interpessoal, integração, organização de tarefas, etc. 
Existem recursos de alta tecnologia que são utilizados para a melhor performance interativa como a realidade aumentada.
Através da tecnologia da realidade aumentada por exemplo , os jogos se tornam mais reais, ou seja, a realidade aumentada é implementada nos jogos interativos para trazer  ao mundo real. Para isso, são necessários vários acessórios, como uma tela  acoplada na cabeça, um computador portátil e um sistema de GPS para que a movimentação seja enviada para o game como comandos.

JOGOS INTERATIVOS NA WEB

Os jogos interativos na Web não são apenas para diversão, muitos professores estão usando atualmente jogos baseados na Web como uma forma de empregar, simular, educar e assessorar.

8 ELEMENTOS QUE A MAIORIA DOS JOGOS INTERATIVOS APRESENTAM

A maioria dos jogos interativos apresentam 8 elementos comuns que aparecem de várias formas:

* Entretenimento: O fator diferencial entre jogos e simulação é o entretenimento. Quando muitos jogos tentam simular a realidade, é o entretenimento (e humor em particular) que os separa de uma simples simulação.
É o fator de entretenimento que atrai inicialmente os estudantes aos jogos e os mantêm continuamente motivados ao aprendizado.
* Fantasias: O elemento fantasia com jogos pode variar de uma simulação realística da vida real até mundos não existentes.
* Realidade sem ameaças: É o leque de ameaças que o jogo sugere ao usuário, levando-o a caminhos que normalmente ele não seguiria. É muito mais fácil induzí-los a um risco de morte em um ambiente de jogo do que 
na vida real.
* Objetivo: Todos os jogos têm um objetivo a ser alcançado. O objetivo pode ser o maior recorde, solucionar um quebra-cabeça ou chegar a um objetivo em um tempo determinado.
* Regras: O mundo no qual os jogos existem tem seu próprio conjunto de regras. Algumas vezes as regras já vem definidas, outras vezes os usuários devem achá-las jogando inúmeras vezes o que os obrigam a achá-los. 
As regras também podem mudar com o decorrer do jogo.
* Oposições: Algum tipo de oposição geralmente existe, na forma de inimigos ou uma corrida contra o tempo, ou consigo mesmo num esforço para quebrar seu próprio recorde, ou uma combinação de alguns destes.
* Aventura: A aventura desafia o jogador. Tal como as regras, o estudante deve aprender quais são os desafios proposto pelo jogo.
* Resultado: Se um objetivo é alcançado ou não, alguns resultados ocorrem, tal como um recorde alto, salvar o planeta ou passar para a próxima fase. O resultado mais importante nos jogos é que treinar é aprender.

ARMADILHAS POTENCIAIS EM PROJETO DE JOGOS INSTRUCIONAIS

Os jogos não deveriam ser usados simplesmente porque ele são jogos. O objetivo é manter o interesse do estudante enquanto há um aumento das suas habilidades e conhecimentos.
Desde que o aprendizado ocorra com repetição, o treinador deseja que o estudante fique motivado para retornar ao jogo várias vezes.
Os cenários do jogo e regras devem também ser introduzidas na sua devida ordem para manter a atenção do estudante e seu entendimento.

VANTAGENS DOS JOGOS INSTRUCIONAIS BASEADOS NA WEB

Podemos citar:

* Oportunidades de aprendizagem assíncrona: A população de estudantes geograficamente dispersa não tem que esperar por um treinamento na sala de aula por causa da distância, da natureza em demanda do 
treinamento na Web e jogos em particular.
* Reunião de processo de dados: Os bancos de dados administrativos executando por trás do jogo podem coletar dados rapidamente, processando a reação e sucessos dos estudantes, podendo assim identificar o 
nível de aprendizado de cada um deles. A Web permite a coleção, análise e os resultados de dados.
* Interação em tempo real através de uma população geograficamente dispersa: Jogos com múltiplos jogadores possibilitam com que o jogador jogue não somente com a máquina, mas também com outros jogadores.
* Características de um cenário dinâmico: O cenário de um jogo pode também envolver muito tempo para simular ocorrências reais, tal como o mercado de ações, espécie em extinção ou crescimento populacional.
Jogos instrutivos não é um novo conceito. A partir da introdução do treinamento baseado em computador, projetistas instrucionais têm incorporado todas os elementos de um simples jogo para o desenvolvimento de jogos que são o todo de um módulo de treinamento.
No entanto, com a recente pressão de entregar recursos de treinamento em demanda via Web junto com a liberação de sistemas para a rede, tornou-se mais fácil desenvolver jogos interativos de programas de treinamento.
Se desenvolvidos e implementados de forma correta, os jogos interativos para Web podem ser um poderoso motivador de programas de treinamento.

REFERÊNCIAS:


ASSISTA UM EXEMPLO DE JOGO DESENVOLVIDO COM REALIDADE AUMENTADA:



(Por Welinton Junior Dias)

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