ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

16 de dezembro de 2010

Placa-mãe

"A maior e principal placa do computador"

Também conhecida por "Mother-Board - Placa-Mãe; Main-Board - Placa Principal e Placa de CPU", a placa-mãe é uma placa muito importante para o computador, pois é através dela que os componentes se comunicam e é através dela que os dados se trafegam.
Na placa-mãe existem milhares de componentes como, chipset, outras placas (placa de som, placa de rede, placa de vídeo, etc), portas USB, slots, soquete, dissipador, barramentos, portas seriais, portas paralelas, em fim, uma variedade de elementos que você pode observar na imagem.
Todos os componentes estão interligados na placa-mãe seja de forma direta ou indireta.
Existem diversas características que diferenciam uma placa-mãe da outra, como por exemplo, temos placa-mãe AT, ATX, BTX, On-Board, Off-Board, o tipo de barramentos, quantidade de slots, etc.
A placa-mãe também interfere no desempenho final de um micro, tudo depende da qualidade e dos recursos disponíveis na placa.
Sempre que for montar (instalar) um computador, sempre use o Manual da placa-mãe, ele é essencial neste momento, pois nele estão todas as informações precisas e necessárias para montar uma placa-mãe corretamente, pois cada uma tem sua forma de instalar, principalmente se referindo aos fios de LED, e entrada USB frontal que devem ser instalados manualmente e também auxilia em futuros Upgrades na placa.
Toda vez que comprar um computador exija o Manual de placa-mãe para evitar possíveis problemas futuramente.


Confira nossa série fim de ano 2010.
(Por Welinton Junior Dias)

2 comentários:

  1. É verdade que existem placa-mãe que vem com o processador embutido?

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem algumas placas-mãe com processador On-Board, a única vantagem deste tipo de placa é seu custo que é bem baixo, porém, não possui um bom desempenho, e placa-mãe também interfere no desempenho final do micro.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!