ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

23 de janeiro de 2011

Chipset

Quem define a quantidade máxima de memória que uma placa-mãe pode ter? O que interfere no desempenho da placa-mãe
Estas são algumas das funções do Chipset, mas afinal o que é o chipset?
O chipset é a união de vários chips em um único Chip que auxiliam o processador em tarefas, o que conseqüentemente aumenta o desempenho de sua placa-mãe e do microcomputador em si.
O chipset está fisicamente preso na placa-mãe e é divido em: ponte norte (nothbrigde) e ponte sul (southbrigde).
A imagem do início deste artigo mostra a ponte sul e a imagem no meio deste artigo mostra a ponte norte.
O processador é considerado o cérebro do computador e o chipset é considerado o coração da placa-mãe.
Ele auxilia o processador controlando vários dispositivos do micro e pelo seu trabalho, é considerado o circuito de apoio mais importante da placa-mãe, isto significa que, o desempenho da placa-mãe está ligado ao seu chipset.
Existem vários fabricantes de chipset, porém os mais conhecidos são: VIA, Ali, Intel, e SIS.
Nós particularmente gostamos mais e achamos melhor o desempenho dos Chipsets da VIA.
Muitos técnicos prezam muito marca de placa-mãe, contudo, um verdadeiro técnico dá mais atenção ao chipset da placa-mãe do que a marca, pois como dito anteriormente, o desempenho da placa-mãe se dá através do chipset.
A ponte norte (MCH - Memory Controller Hub - Hub Controlador de Memória) é o chip principal da placa-mãe, pois o desempenho da placa-mãe se apóia especificamente nele, ele faz a ligação entre o processador e a memória principal, isto significa que todo e qualquer dado que é trocado entre o processador e a memória principal antes passa por ele, ele controla a memória RAM e CACHE, controla os barramentos PCI e AGP, e faz ligamento com a ponte sul.
Todo esse processo e tráfego de informações [leia sobre tráfego de informações], faz com que a ponte norte se aqueça mais rapidamente que a ponte sul, sendo necessário as vezes adotar uma pequena ventoinha para ajudar na refrigeração do mesmo.
A ponte sul (ICH-I/O Controller - Hub Controlador de Entrada e Saída) é responsável pelo controle dos dispositivos de entrada e saída além de controlar o barramento PCI, ISA e USB, controla também o relógio de tempo real (RTC) e CMOS, DMA, som e rede on-board, discos rígidos, super I/O e memória ROM.
Detalhe: a ponte sul e o super I/O controlam periféricos on-boards, ou seja, os periféricos off-board são controlados por outros chips.
Existem alguns programas que identificam o chipset presente em sua placa-mãe, como o EVEREST, Wcpuid e Ctpci.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!