ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

29 de janeiro de 2011

Processador

O que é o processador? Qual sua função?
Também conhecido por CPU (Central Processing Unit), em português UCP (Unidade Central de Processamento), o microprocessador é o componente mais importante de um microcomputador.
Em um sistema computacional ocorre o processamento de dados, ou seja, entra dados, processa-se dados e sai informações. Para que o processamento de dados seja realizado, é necessário ter um componente que exerce tal função, este é o papel do processador, ou seja, pegar dados, processar estes dados e devolver o resultado destes dados que foram processados.
O processador é constituído por circuitos integrados e são programados para exercer uma determinada função, basicamente manipulando e processando dados.
É importante ressaltar que não só o computador possui processador, mas a maioria dos sistemas eletrônicos são microprocessados,  como carros, microondas, players de CD's, etc.
O processador é o componente que mais trabalha dentro do computador, isso faz com que o mesmo superaqueça muito, por isso ele vem acompanhado de um cooler que ajuda na refrigeração dele.
Quando abrimos um programa no computador, o processador busca as instruções necessárias na memória RAM, e basicamente esta é a função da memória RAM, armazenar os dados que estão sendo manipulados e processados pelo processador, isso acontece porque o processador não possui uma capacidade de armazenamento grande  internamente.
O processador foi criado nas décadas de 70 pela Intel, e a partir daí eles passaram a evoluir constantemente.
A cada evolução dos processadores novas tecnologias foram sendo implementadas, e estas novas tecnologias tornaram os microprocessadores cada vez mais rápidos e pequenos.
Em um de nossos artigos falamos sobre a Miniaturização no qual podemos observar que atualmente o foco não é apenas aumentar a qualidade e rapidez, eles estão focados em diminuir o tamanho de tudo para ocupar um menor espaço, tornando-se mais acessível.
Existem alguns fatores que ampliaram a velocidade de processamento, por exemplo a memória CACHE que antes vinha na placa-mãe e hoje encontra-se dentro do próprio processador.
O uso da tecnologia DMA também contribui para a velocidade de processamento, uma vez que o processador fica mais livre.

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!