ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

15 de janeiro de 2011

Ventilação interna do computador

Já citamos várias vezes em nosso site que um dos maiores problemas de qualquer componente do computador hoje é a questão do super-aquecimento.
Este detalhe deve ser primordial a ser observado.
Há alguns anos atrás, a preocupação maior em relação a aquecimento era com o processador, contudo, hoje não só o processador mais como também a maioria dos componentes interno do computador geram muito calor, e isso torna a o processo de refrigeração mais importante ainda.
A partir do processador 486, a preocupação em possuir uma ventilação interna no computador se tornou maior, algo que anteriormente não era muito difundido devido aos processadores anteriores não superaquecerem tanto, a ventoinha da fonte já era o suficiente para tal refrigeração interna.
Como isso, os processadores se viram obrigados a vir acompanhado de um dissipador de ar e uma ventoinha que unidos forma um sistema de refrigeração conhecido por muitos como Cooler.
Se qualquer processador lançado após o 486 não possuir um dissipador e uma ventoinha acoplados a ele, a probabilidade dos circuitos internos derreterem e consequentemente queimarem é de 99%.
Os primórdios lançados após o 486 ainda não eram tão inteligentes, por isso, quando a ventoinha parava de girar por algum motivo, o processador queimava-se sem escolha, já hoje, os processadores são mais inteligentes, quando há uma ventilação inadequada para o mesmo, o computador gera erros e resets aleatórios além de travamentos e congelamentos.
Isso acontece para evitar que seu processador venha se queimar.
Quando isso ocorrer, verifique a ventoinha de seu processador.
A regra que qualquer boa ventilação interna de um computador deve seguir é que o ar quente de dentro saia para fora e que o ar frio de fora entre para dentro.
Devemos ter cuidado caso compra uma ventoinha para colocar dentro do gabinete,pois quando montada de forma invertida, ela faz o processo de refrigeração contrário, ou seja, prendendo o ar quente dentro do gabinete (o calor fica retido sem sair).
Para saber se sua ventoinha está montada de forma invertida, basta por a mão em frente dela atrás gabinete, se ela tiver soprando vento está correta, caso contrário leve a um técnico para abrir a fonte e colocá-la de forma correta. 
Detalhe: esta regra não vale para gabinetes desktop, apenas para os torres.
Um cuidado relevante a ser considerado na compra de qualquer Cooler, é o seu tipo.
Existem inúmeros tipos de cooler, e o técnico deve saber e instalar o mais adequado para o processador, pois a instalação de um cooler inadequado pode diminuir a vida útil do processador e interferir no bom funcionamento e desempenho final do micro.
Um recurso bastante utilizado e que ajuda muito para uma melhor refrigeração dos processadores é o uso da pasta térmica.
De acordo com a física, o ar quente sobe,e é exatamente isso que acontece no gabinete, o ar quente sobe para  a parte superior do gabinete e a ventoinha pega este ar quente e joga para fora e ar frio entra através das ranhuras presentes no gabinete de forma automática.
Chegamos a um ponto muito importante, a ventoinha na verdade não tem como função fazer vento frio como muitos pensam, sua função é pegar o ar quente de dentro do gabinete e jogar para fora do mesmo.
Um bom gabinete sempre vem com suportes para a instalação de mais ventoinhas, pois é sempre bom se preocupar com a ventilação interna do computador.
Um detalhe muito importante a ser reparado antes de comprar outras ventoinhas ou qualquer outro componente que será ligado na fonte de alimentação é observar a voltagem de sua fonte, se da suporte para instalar mais componentes, caso contrário ela não conseguirá alimentar todos os componentes.

Processo de refrigeração dentro do gabinete

Imagem extraída do livro curso de Hardware 4ª edição de Gabriel Torres














(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!