ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

5 de fevereiro de 2011

Classificações de redes

Uma rede de computadores pode ser em uma distância pequena  (dentro de uma sala, um prédio, etc)ou pode ser em uma distância grande (em outra cidade, estado, país).
Devido a estas distâncias, classificamos as redes basicamente em três tipos que são os mais conhecidos: LAN, MAN e WAN.
O que é uma rede LAN, MAN ou WAN? Qual a diferença entre elas?
Primeiramente vamos falar sobre a rede de computadores LAN (Local Area Network): como a própria nomenclatura diz, é uma rede local, isto é, esta rede é implementada em um determinado lugar, por exemplo uma universidade, para interligar os departamentos de uma empresa em um edifício, ou seja, apenas em um local sem sair daquele local.
MAN (Metropolitan Area Network): é uma rede metropolitana, esta rede interliga computadores de uma rede no qual os computadores estão geograficamente distantes um dos outros. Diferente da rede LAN que é restrita em relação a distância, uma rede MAN pode interligar computadores de vários lugares diferentes em uma cidade ou até mesmo em outra cidade utilizando cabos de cobre ou de fibras ópticas.
WAN (Wide Area Network): redes geograficamente distribuídas, é uma rede utilizada para interligar computadores de distâncias maiores ainda, por exemplo de um estado para outro ou até mesmo de um país para o outro no qual a comunicação se dá através de satélites, fibras ópticas, redes públicas de pacotes e outros serviços.

Ler também:
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!