ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

21 de fevereiro de 2011

Etnografia

Hoje vamos falar sobre o conceito de etnografia dentro da engenharia de software.
Vamos ver o conceito de etnografia de acordo com a antropologia e fazer um paralelo com o conceito de etnografia dentro da engenharia de software, isto é, fazer uma analogia deste conceito. De acordo com o conceito de etnografia para a antropologia, a palavra se deriva do grego e significa descrever um povo, ou seja, quando os antropólogos desejam estudar uma cultura de uma determinada região, eles vão até a região e permanecem nela por algum tempo para estudar os comportamentos, as atitudes, a rotina, a alimentação, os utensílios, a ética, a tradição, a crença, em fim, tudo que é importante, relevante e interessante sobre os povos que habitam aquela região.
Este mesmo conceito é utilizado na engenharia de software, ou seja, para desenvolver um sistema para uma determinada empresa, é necessário conhecer a forma que a mesma trabalha, como ocorre todo fluxo de dados e funcionamento da empresa.
Esta é a função do analista, ou seja, o analista utiliza a técnica "etnografia", ele se insere no ambiente da empresa que no qual estará sendo desenvolvido o software, abstraindo toda e qualquer informação importante e relevante, pois são estas informações que servirão de base para a construção do sistema.
A etnografia é composta basicamente por quatro elementos:
A preparação, no qual busca conhecer a política organizacional e cultura de trabalho da empresa, estabelecer objetivos, elaborar questões, familiarizar-se com o sistema e obter acesso para a realização de observações e entrevistas;
O estudo, que busca Estabelecer formas de identificação intelectual ou afectiva com administradores e utilizadores do sistema, recolhendo dados objetivos e subjetivos de modo quantitativo e qualitativo além de seguir pistas e registrar todas as visitas;
A análise, que criar uma conclusão de todos os dados e informações extraídas através das fases anteriores, aperfeiçoando estas informações, quantificando os dados e realizando estatísticas, interpretar estes dados e redefinir os objetivos e o processo utilizado;
Por fim a especificação, no qual será definida a viabilidade e os objetivos a serem atingidos, elaborando um relatório e apresentando as conclusões do estudo.

Ler Também

(Por ClipaTec Informática)

2 comentários:

  1. Seu texto ficou muito bom, salvou meu seminário.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Estamos aqui para ajudar a todos que fazem parte do mundo da informática! Qualquer dúvida, basta entrar em contato conosco que estaremos ajudando!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!