ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

6 de fevereiro de 2011

Mau contato

Já falamos sobre a questão da "poeira" no computador em nossos primeiros artigos.
A poeira é um impertinente para o computador, pois além de afetar o desempenho do computador, provocando travamentos, resets aleatórios, ou até mesmo queimar um componentes, ela também provocar mau contato nos componentes do computador.
As vezes já aconteceu de o computador ligar o Gabinete (chamado erradamente de CPU), porém o Monitor fica apenas piscando a luz do power e não aparece nada na tela. O que será o problema?
Este é um sintoma de mau contato em algum componente do computador.
Agora vejamos, qual o componente responsável por carregar tudo, inclusive o sistema operacional em si para o processador utilizar?
A memória RAM faz isso, então deduzimos que o problema é um mau contato na memória RAM. O que fazer para resolver?
É um procedimento muito simples, primeiramente deve-se retirar a energia estática do corpo, para isso, deve-se segurar por um tempo em um corpo grande de metal, na falta de um, pode-se utilizar a própria fonte para isso. Pode-se também utilizar o próprio gabinete para isso, contudo, tenha absoluta certeza de que a tinta não seja isolante.
O segundo passo é retirar a memória RAM e a placa de vídeo off-board (se tiver) e passar uma borracha branca (escolar) macia nas bordas (nos dentes de contatos das placas retiradas).
Pode-se também utilizar uma escova de dente velha para passar nos slots de placas, em conectores em geral e no  soquete do processador com álcool isopropílico.
Estes são alguns procedimentos a realizar no caso de mau contato.
Detalhe: Após realizar estes procedimentos, espere mais ou menos 5 minutos para conectar todas as placas e conectores e posteriormente ligar o computador novamente.
Existem softwares que auxiliam muito a vida de um técnico em manutenção, como o PC-Check e o Everest Edition.
Tenha estes programas para auxiliar seu dia-a-dia como técnico.


(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!