ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

3 de fevereiro de 2011

Memória ROM

A memória ROM (Read-Only Memory - Memória Somente para Leitura), é uma memória de armazenamento permanente (não volátil) e possui dados gravados de fabrica, dados estes que são especiais para a inicialização do computador, sendo assim, é impossível fazer qualquer alteração nestes dados nem mesmo apagá-los, só podem ser acessados, ou seja, seu conteúdo é sempre o mesmo.
Já observou que você não consegue alterar dados de um CD-ROM depois de gravado? Isso acontece porque os chips de memória ROM são programados para gravar uma unica vez impedindo qualquer alteração posteriormente.
Esta comparação é fundamental para você entender a memória ROM do computador.
Os softwares que são armazenados na memória ROM são chamados de Firmwares.
Na memória ROM do computador temos três firmwares: BIOS, SETUP e POST.
A BIOS (Basic Input/Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída) é o firmware que ensina ao processador como alguns circuitos de hardware funcionam.
O SETUP (Configuração) é o firmware responsável por toda configuração de hardware do sistema. 
Geralmente para podermos acessar o SETUP de uma máquina, temos que pressionar a tecla DEL quando aparecer a tela do POST (tela que aparece com um monte de letras escritas quando ligamos o computador), contudo, o botão de acesso ao SETUP pode variar de acordo com o fabricante, e ao invés de DEL pode ser a tecla F4, etc, para isso basta procurar no manual da placa-mãe ou no site do fabricante.
O POST (Power-On Self-Test, Autoteste ao ligar) é o firmware responsável por fazer alguns testes de hardware quando o computador é ligado como por exemplo a contagem de memória, identifica a configuração instalada, inicializa o vídeo, carrega o sistema operacional para a memória dentre outras funções.
Apesar de existir estes três firmware na memória ROM do computador, costumamos generalizar tudo isso como "BIOS" para evitar confusões entre os três firmwares.

Ler também:

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!