ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

15 de fevereiro de 2011

Memória Virtual

O que é a memória virtual? Qual sua finalidade? Onde ela se localiza?
Quando armazenamos uma certa quantidade de dados que ultrapasse a capacidade de armazenamento da memória RAM, uma mensagem informando que não há mais memória é enviada pelo sistema operacional, isso ocorre porque a memória RAM está cheia, ou seja, sem espaço para armazenar novos dados.
Contudo isso ocorre quando o processador não está trabalhando de modo protegido, sendo assim, ele não "pensa", ou seja, ele não consegue utilizar a memória virtual.
Este processo de fazer com que o processador utilize o recurso memória virtual é coordenado pelo próprio sistema operacional automaticamente.
São mínimos os sistemas operacionais que não fazem isso, por exemplo o DOS.
Todos sistemas operacionais a partir do DOS já reservam um espaço no disco rígido para ser utilizado como memória virtual. Este espaço é gerenciado automaticamente pelo próprio sistema operacional de acordo com suas necessidades, contudo, o tamanho da capacidade desta memória virtual pode ser alterado pelo usuário manualmente.
Ela recebe este nome de "memória virtual" justamente porque na verdade, o processador faz uma simulação de uma memória RAM dentro do disco rígido.
A memória virtual não é vista como uma vantagem e sim como uma desvantagem. Por que?
Acontece que o disco rígido (HD) é uma memória muito lenta, sendo assim, quando o processador necessitar de algum dado que esteja na memória virtual, esta transferência de dados (denominada "swap file") não será simultânea como acontece com a memória RAM, o processo será bem mais lento.
Contudo, este problema de super carregamento da memória RAM foi extinto, pois com as grandes evoluções dos hardwares, principalmente no que se diz respeito à sua capacidade de armazenamento, é praticamente impossível isso acontecer.
Este problema era mais comum antigamente onde a capacidade de armazenamento de uma memória RAM era bem inferior, por exemplo: 4MB, 128 MB, etc.
Hoje nem se comprara esta capacidade de armazenamento.
Quanto maior a quantidade de memória RAM, mais tempo levará para o computador ficar lento, ao contrário de que muitos pensam, a memória RAM não aumenta a velocidade do computador, e sim a execução dos programas abertos.
Em um de nossos artigos falamos sobre a questão da sincronização dos componentes do computador, ou seja, para ter um computador com um bom desempenho e rápido, os componentes devem trabalhar no mesmo ritmo.
Vale ressaltar que quando o processador utiliza a memória virtual não é para executar  instruções, na verdade, ele move parte dos dados contidos na memória RAM (geralmente os dados menos utilizados) para um espaço denominado arquivo de paginação presente na memória virtual, liberando sua memória RAM para executar outras tarefas.
Muitos usuário aumentam a capacidade da memória virtual achando que afetará no desempenho final do micro, entretanto, como dito anteriormente, isso não ajuda em nada, pois a transferência de dados entre o processador e a memória RAM é bem mais rápido do que entre a memória virtual, a melhor opção é adicionar mais memória RAM em seu computador, pois a execução dos programas se tornarão mais rápidos.
Veja no site Oficina da net um tutorial ensinando como alterar o tamanho de sua memória virtual.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!