ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

3 de fevereiro de 2011

Protocolos de comunicação

Já mencionamos em nosso artigo anterior que é possível os computadores se comunicar com outros computadores, esta interligação de comunicação entre os computadores damos o nome de rede de computadores.
Mas já parou para pensar como isso é feito? Como um computador consegue se comunicar com o outro? Existe algum meio que possibilita esta comunicação?
A resposta para esta pergunta é muito simples, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo, ou seja, sobre os protocolos de comunicação entre um computador e outro, seja de uma rede LAN, MAN ou WAN.
Para estabelecer uma conexão entre computadores é necessário utilizar o protocolo de comunicação, como o próprio nome diz, o protocolo é responsável por permitir a comunicação de um computador com o outro.
Um exemplo para entendermos este conceito é o seguinte: imagina você conversando com um
grego? Você entenderia o que ele está dizendo se você não conhece a língua dele? Logicamente não, isso acontece porque você não entende a língua dele, da mesma forma acontece com o computador, ou seja, para um computador se comunicar com o outro, ambos necessitam falar a mesma língua, isto é, utilizar o mesmo protocolo.
Você pode conectar um computador com o S.O Windows com um computador com o S.O Linux, desde que tenham o mesmo protocolo a comunicação será realizada.
Tecnicamente explicando, um protocolo é um conjunto de regras que definem como os computadores da rede deverão se comunicar.
Detalhe: os protocolos de comunicação não são utilizados apenas em redes LAN, para você conectar-se na internet também se faz necessário o uso de um protocolo, pois a internet é uma rede de redes de computadores.
Existem diversos protocolos de comunicação: NetBEUI, SPX/IPX e o mais conhecido e mais utilizado: TCP/IP.


(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!