ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

4 de fevereiro de 2011

Rede de computadores

O que é uma rede de computadores? Qual a sua importância? Por que utilizar uma rede de computadores?
A rede de computadores foi algo que revolucionou tanto que deu a origem a maior rede do mundo: A Internet.
A Internet é considerada uma rede de redes de computadores.
Mas respondendo as perguntas do início deste artigo, uma rede de computadores nada mais é que vários computadores interligados entre si.
Estes computadores podem compartilhar arquivos com outros computadores através da conexão entre eles.
Esta conexão entre os computadores de uma rede pode ser de vários tipos, pode ser uma rede LAN, WAN, MAN dentre outros tipos.
Há algumas décadas atrás, quando a rede de computadores ainda não existia, dentro de uma empresa quando precisava transportar um dado de um computador para o outro era necessário gravar este dado em um dispositivo de armazenamento móvel para depois levar até outro computador.
Agora imagina se fosse muitos dados a serem transportados de um computador para o outro? Este processo de gravar em um dispositivo móvel seria muito cansativo e lento.
A partir do momento que surgiram as tecnologias de redes, no qual os computadores poderiam compartilhar dados entre si por estarem interligados uns com os outros, este processo de gravar dados em um dispositivo para depois levar até o outro computador extinguiu, pois agora os dados são transmitidos através de cabos que fazem a conexão entre os computadores que é a rede propriamente dita.
Outro ponto positivo da transmissão de dados através da rede, é a rapidez, principalmente dentro de uma grande empresa, este detalhe é primordial.
Quando você acessa um site, na verdade você está visualizando informações de um computador que está interligado na rede, este computador que hospeda o site chama-se "servidor" [clique aqui e veja sobre servidor no site do nosso parceiro], você não faz a mínima onde este servidor está localizado, pode estar até mesmo em outro país, porém você consegue acessá-lo porque este computador está interligado na rede.
O funcionamento de um Banco também é em rede, você pode acessar sua conta bancária em qualquer local, seja para fazer um depósito, sacar, consultar etc, as informações são atualizadas em tempo real, tudo isso graças à rede, ou seja, as agências acessam a Central através da rede.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!