ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

5 de fevereiro de 2011

Rede Ponto-a-Ponto

Já falamos sobre rede de computadores em artigos anteriores, e neste artigo vamos falar sobre um tipo de rede muito conhecido, a rede Ponto-a-Ponto.
Basicamente existem dois tipos de rede de computadores, a rede ponto-a-ponto e a rede cliente/servidor.
A diferença entre estes dois tipos de rede é que a rede ponto-a-ponto é utilizada em uma rede pequena, ou seja, com apenas dois computadores, já a rede cliente/servidor é utilizado em redes pequenas e grandes também com mais de um computador.
Neste artigo falaremos sobre a rede ponto-a-ponto.
Em uma rede ponto-a-ponto um computador poderá trocar informações entre si, até mesmo compartilhar periféricos como impressora, driver de CD etc, contudo, para isso é necessário configurar cada computador individualmente, o que não ocorre em uma rede cliente/servidor.
É importante ressaltar que em uma rede ponto-a-ponto cada computador é cliente e é servidor ao mesmo tempo e isso ocasiona uma certa queda no desempenho do computador que estiver trabalhando como servidor.
Um exemplo claro, imagine três computadores interligados com uma rede ponto-a-ponto (PC-A, PC-B, PC-3), porém apenas o PC-3 tem impressora, e a mesma está compartilhada na rede. Se o PC-2 e o PC-1 mandar imprimir algo ao mesmo tempo, o PC-3 terá uma queda no desempenho, e a peopleware que estiver usando o PC-3 terá que contentar com isso. Já em uma rede cliente-servidor, isso não acontece, pois a impressora fica no servidor (que geralmente são máquinas super rápidas e ninguém usa, apenas trabalha como servidor).
Neste tipo de rede, a vantagem principal é o baixo custo, e a facilidade de configuração no qual o próprio usuário pode configurar sem precisar ter um profissional especializado em administrador de rede, porém, é uma rede insegura, descentralizada, não possui um servidor dedicado e é lenta.
Para amenizar o fator "desempenho", neste tipo de rede é preferível cada computador ter seu aplicativo instalado, sem necessitar acessar um aplicativo de outro PC.
Outro fator negativo em uma rede ponto-a-ponto é que os usuários não podem modificar um mesmo arquivo ao mesmo tempo, isto significa que, se um usuário tiver usando um determinado arquivo, o outro só poderá ler o arquivo, porém ele não vai conseguir fazer qualquer alteração no mesmo enquanto o outro tiver usando, ou seja, um mesmo arquivo não pode ser compartilhado ao mesmo tempo para mais de um ponto (computador).
Vale ressaltar que uma rede ponto-a-ponto pode ser implementada em uma rede pequena com até 10 microcomputadores, embora não seja o recomendável, pois o desempenho é muito baixo, neste caso, seria melhor uma rede cliente/servidor.
Quanto maior este tipo de rede, pior será o desempenho.

LER TAMBÉM:

(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!