ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

5 de fevereiro de 2011

Redes cliente/servidor

Rede de computadores é algo que já existi antes mesmo do surgimento dos PC's, contudo, esta tecnologia foi avançando cada vez mais, e hoje a maioria das pessoas compram um computador para conectar-se na maior das rede de computadores: a Internet.
Neste artigo, apresentaremos a rede cliente/servidor.
Em nosso site já falamos sobre rede de computadores e sobre o tipo de rede ponto-a-ponto, agora vamos apresentar um tipo de rede mais rápida, mais segura, melhor e ideal para implantar em grandes redes e em grandes empresas.
Diferentemente de uma rede ponto-a-ponto no qual ora o computador era cliente, ora era servidor, na rede cliente/servidor, todos os nós (computadores) são clientes, e tem apenas um computador que é considerado servidor, que gera recursos para os demais computadores da rede.
Uma das características marcante neste tipo de rede é a questão de possuir um servidor dedicado, isto significa que o servidor não é utilizado como uma estação de trabalho.
Um servidor dedicado realiza uma tarefa específica, isto é, ele não executa outra tarefa ao mesmo tempo, isso não compromete o desempenho da rede como na rede ponto-a-ponto no qual o computador era cliente e servidor ao mesmo tempo além de funcionar como estação de trabalho, ou seja, o computador realizava várias operações ao mesmo tempo, tornando o desempenho abaixo do normal.
Em uma grande empresa, tempo é dinheiro, e o desempenho interfere no tempo, portanto, uma rede ponto-a-ponto não seria a melhor opção apenas por ser mais barata.
Os servidores geralmente são enormes e extremamente rápidos.
Servidor dedicado: o computador é utilizado para uma tarefa específica;
Existem vários tipos de servidores dedicados, temos:
Servidor de arquivos: o computador centraliza todos os arquivos, ou seja, ele é utilizado apenas para isso, o processamento deste arquivo é feito no computador do usuário e não no servidor, pois ele apenas armazena estes arquivos nele.
Servidor de impressão: o computador realiza apenas a tarefa de impressão, um servidor dedicado a impressão é bem mais vantajoso do que um computador que seja uma estação de trabalho ao mesmo tempo, como sabemos, isso diminui o desempenho da máquina, por isso um servidor de impressão é a melhor opção em uma empresa onde o pedido de impressões é muito.
Servidor de aplicações: diferentemente do servidor de arquivos, um arquivo pode ser processado no próprio servidor, sendo assim, a máquina cliente não necessariamente precisará ter um aplicativo instalado, pois o aplicativo existe no próprio servidor.
Não vamos mostrar todos tipos de servidores aqui para o artigo não ficar muito extenso, mais é importante você saber que existe inúmeros tipos de servidores como: servidor de correio eletrônico, servidor de comunicação, servidor de fax, servidores de backup, etc.
Ao ler este artigo, percebemos que em uma empresa pode-se ter mais de um servidor dedicado, por isso, a sala de um servidor é geralmente grande e com presença de ar-condicionados.
Um servidor que hospeda sites por exemplo o "GOOGLE" fica ligado 24 horas sem parar, este tipo de servidor possuem equipamentos que reservam energia caso ocorra falta de energia ou quedas de energia. O mesmo acontece com os servidores de bancos.
A desvantagem da rede cliente/servidor ainda é seu custo, contudo possui inúmeras vantagens acima da rede ponto-a-ponto como maior segurança, melhor desempenho e o uso de servidores dedicados.
Imagina uma rede gigantesca de uma empresa utilizando sistema operacional Windows?
O custo seria mais alto ainda, pois uma empresa não pode usar software pirata, sendo assim, cada computador teria que usar um sistema original, por este motivo, a maioria dos servidores usam o sistema operacional Linux, não é só este o motivo, acontece que o Linux é bem mais seguro que o Windows além de serem mais apropriados para redes, apesar de existir versões do Windows para redes como o Windows Server, a segurança que o Linux oferece continua incontestável.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!