ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

20 de fevereiro de 2011

Unidade de medida de informações

Como os computadores foram evoluindo ao longo do tempo, os cartões perfurados deixaram de ser utilizados e criaram outra forma de armazenar informações de forma codificada em dispositivos que fossem mais apropriados e simples.
Sim, toda vez que tivesse de consultar qualquer informação que estavam em cartões perfurados, eles deveriam ser colocados na seqüência correta nas máquinas, caso contrário o software ou a informações presente no mesmo dava erro, ou seja, você não podia de forma alguma perder qualquer cartão perfurado ou colocá-lo na seqüência incorreta nas máquinas, e isso deixa de ser simples e passa a ser algo complicado.
Ao criar outras mídias de armazenamento, houve também a necessidade de calcular a capacidade de armazenamento que estas mídias ofereceriam, ou seja, calcular a quantidade de informações que caberiam no tal dispositivo. Estamos falando da unidade de medida de informações.
As informações do computador são medidas em bit (binary digit).
O bit é a menor unidade de medida de informação que existe, o bit ou é 0 ou é 1, isso acontece porque o computador só conhece dois valore possíveis, SIM ou NÃO, VERDADEIRO ou FALSO, VERMELHO ou AZUL, CERTO ou ERRADO, LIGADO ou DESLIGADO, 0 ou 1, ou seja, ele só entende os pulsos elétricos: 1, ou a falta dele: 0.
Observe as unidades de medida de informação:





















Um byte (8 bits) quando combinados formam um caractere seja ele um símbolo, uma letra, números, um acento, etc.
Para sabermos quantos bytes uma palavra tem, basta multiplicar a quantidade de letras por 1, pois um byte forma um caractere.
Ex: A palavra Hardware tem 8 bytes = 8x1;
A palavra Informática tem 12 bytes = 12x1.
Para sabermos quanto bits tem uma palavra, basta multiplicar a quantidade de palavras por 8, pois uma palavra é um caractere e um caractere tem um byte que por sua vez é um conjunto de 8 bits.
Ex: A palavra Hardware tem 64 bits = 8x8;

A palavra informática tem 96 bits = 12x8.
Quando temos por exemplo um pendrive de 2 gigabyte, sabemos que isso é a capacidade de armazenamento deste dispositivo, ou seja, a quantidade de informações que podem ser gravadas neste pendrive é 2 gigabytes.
Para sabermos quantos caracteres cabem em um pendrive de 2 gigabyte, basta multiplicar a quantidade de gigabyte do pendrive pela quantidade de bytes de um gigabyte.
De acordo com os dados da tabela, um gigabyte corresponde a 1.073.741.824 bytes ou caracteres, então para sabermos quantos caracteres cabem neste pendrive, basta multiplicar a quantidade em bytes de 1 gigabyte pela capacidade do pendrive.







(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!