ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

27 de fevereiro de 2011

Versões Alfa, Beta, RC e final

Muitas vezes quando estamos navegando pela internet, ou até mesmo quando vamos fazer o download de algum software nos deparamos com as nomenclaturas gregas citadas no título deste artigo.
É muito comum observarmos isto no nome de um software por exemplo. Mas o que significa? Por que usar isso? Qual a diferença? 
As respostas para estas e outras perguntas serão respondidas neste artigo.
Sabemos que um software pra ser desenvolvido passa por um modelo de processos que espelha em um ciclo de vida para o desenvolvimento do mesmo.
Durante a criação do software, são produzidos vários protótipos do software, isto é, versões a cada ciclo até que o software chegue em sua versão final.
Durante o desenvolvimento destes protótipos, ou seja, versões, eles vão se incrementando, ou seja, se completando, e o desenvolvedor costuma disponibilizar para o cliente estas versões para serem analisadas, isso acontece com os softwares específicos e principalmente com os software genéricos para serem avaliados pelos usuários.
Tudo para ser desenvolvido passa por um ciclo de desenvolvimento até chegar em você, pois não seria vantagem comprar um carro não finalizado por exemplo, faltando o volante, o o banco da frente, ele tem que ser comprado depois de ser totalmente concluído, chamamos este acompanhamento do desenvolvimento de software de "releases".
Falando dos softwares genéricos (que você encontra no baixaki, superdownload, etc, para download), observamos as nomenclaturas "alfa, beta, RC ou final", também podemos ver isso em sites como o Orkut por exemplo, ele é Beta, mas vamos acabar com este mistério de uma vez.
O que seria a versão Alfa?
ALFA em grego significa "1", trazendo para a área de desenvolvimento, a versão Alfa de um software é a primeira versão do software, normalmente não é distribuída para os usuários, pois podem apresentar muito bugs (erros), sendo assim, esta versão é utilizada pelos próprios desenvolvedores para conhecer as funcionalidades e intenções daquele protótipo, porém, podemos encontrar alguns softwares assim, então lembre-se, esta versão não é o software final em si, é apenas a primeira versão e está sujeita a diversos erros.
Como já dito em nosso artigo sobre modelo espiral, na maioria é difícil fazer com que o usuário entenda que um determinado protótipo não é o produto final ainda, que é apenas uma versão de teste, com isso, é comum vermos usuários baixar um navegador (browser) por exemplo que esteja na versão "alfa, beta ou RC" e reclamar dizendo que o navegador não presta, ou que é ruim, isso acontece porque tal usuário é leigo neste assunto, ou seja, ele não entende o significa destas nomenclaturas no final do nome de um software.
A versão BETA de um software, que em grego significa "2", é uma versão mais aprimorada que a anterior, contudo, ainda não é a versão final.
Esta versão de software é mais comum encontrarmos na internet, pois o desenvolvedor lança para testes, isto significa que o próprio desenvolvedor sabe que é uma versão sujeita a alguns erros ainda, pois não está finalizada.
Quase finalizando o software, há a versão RC (Release Candidate), esta versão do software é mais aperfeiçoada, de todas as versões citadas anteriormente, esta versão é a melhor, todo desempenho, interface e funcionalidade do software está pronto, faltando apenas alguns realces finais e a correção de pequenos erros.
É uma versão mais aceitável e mais confiável para usar, pois é praticamente o software final.
Para finalizar, quando o software é concluído, lança então a versão final ou Gold.
O próprio nome já diz tudo, esta é uma versão definitiva, o "The end" do desenvolvimento.
Vale ressaltar que somo seres humanos, e no mundo dos humanos não existe perfeição, é claro que mesmo na versão final o software poderá apresentar alguns erros posteriormente, porém, isso dificilmente ocorrerá .

Referência:


Ler também:

IE9 versão RC; ( site parceiro)
Versão Beta. (site parceiro)
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!