ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

8 de março de 2011

10 razões para usar o Linux

Com certeza já não é mais novidade falar sobre o sistema operacional Linux uma vez que já tornou-se fonte de comentários e discussões entre os profissionais da área de informática.
É uma batalha entre os sistemas operacionais em busca de ser um melhor que o outro.
Temos no mercado três fortes concorrentes: o Windows da Microsoft, o Mac OS X da Apple e o Linux com todas suas encantadoras versões.
O objetivo deste artigo é mostrar alguns motivos para usar o sistema operacional Linux.
Ainda hoje encontramos pessoas falando de forma errada, por exemplo a expressão "Windows Linux", algo totalmente constrangedor para nós técnicos, porém, todos nós aprendemos no dia-a-dia.
Vamos aos motivos:

1 - É FREEWARE

Diferente do Windows, você não precisa pagar nada para utilizar qualquer distribuição Linux, seja Mandriva, Ubuntu, Debian, Conectiva, etc.

Seu código é aberto para qualquer pessoa que tenha conhecimento modificar e personalizar o sistema operacional de acordo com seu gosto.

2 - É MAIS SEGURO

Esta é a característica mais atraente do Linux, você não precisa ter antivírus ou muito menos pagar licencia de uso de algum antivírus, pois o sistema de segurança do Linux é alta e a quantidade de vírus para o mesmo é insignificante, sem contar que grande parte dos hackers utilizam o Linux, pois eles não são "bobos" para serem vítimas de seu próprio veneno.

3- MUITOS APLICATIVOS

O Linux possui uma variedade de aplicativos que são ótimos, sendo muitos deles superiores aos aplicativos para Windows e MAC.

4 - VARIEDADE DE INTERFACES

Existem várias distribuições do Linux, o usuário pode escolher a que mais lhe chamar a atenção e se tiver conhecimento você pode alterar o código fonte personalizando a seu gosto, como descrito no primeiro motivo.

5 - ÓTIMO PARA PROGRAMADORES

O Linux é um sistema operacional ótimo para programar, pois a maioria das distribuições oferece alguns compiladores e IDE's por padrão.

6- ECONOMIA

Ao contrário do Windows e MAC que a maioria dos software que rodam nos mesmos são pagos, no Linux a maior parte dos softwares são FREE.

7 - RÁPIDO E EFICAZ

O Linux é bem mais rápido para inicializar e não trava, proporcionando ao usuário confortabilidade e eficácia durante o uso.

8 - EFICIÊNCIA PARA REDES

Se tratando de redes, o Linux é a melhor opção por oferecer segurança e suportar todos os tipos de protocolos, não encontramos mais redes com Windows, os servidores estão todos com Linux.

9 - INSTALAÇÃO

As distribuições mais recentes estão mais fáceis de instalar, sendo assim, o usuário não tem muita dor de cabeça caso ele não tenha algum conhecimento em Linux.

10 - SUPORTE TÉCNICO

Existem milhões de usuários nas comunidades do Linux aptos a te ajudar a qualquer hora, são pessoas amantes e fanáticos pelo Linux tentando aumentar esta população de usuários do Linux.

Além destes 10 motivos, vale ressaltar que o Linux vem ganhando espaço cada vez mais, e milhões de usuário de todo mundo estão interligados tentando melhorar cada vez mais este sistema operacional para que possamos utilizá-lo e ter um sistema operacional eficiente, funcional, rápido e gratuito.
O Windows vai perder, pois os aplicativos estão cada vez mais sendo aperfeiçoados e em alguns anos o Linux apresentará superior ao Windows e MAC.
Esta é a nova geração! Junte-se a nós e vamos em frente ajudando a aumentar a quantidade de usuários do Linux, somos unidos, em uma só voz e em só propósito: A construção do melhor sistema operacional.
O governo aos poucos está migrando tudo para o Linux, e a economia do Brasil com certeza será melhor, uma vez que o governo não terá que comprar uma licencia para cada computador de todos os órgãos públicos de todas as cidades do estado.
Ainda ficamos presos no Windows ou Mac pelo motivo de alguns softwares do Linux ainda não serem tão eficientes, porém, como dito, existem milhões de programadores aperfeiçoando isso, e logo estaremos vivenciando a ERA LINUX!
(Por ClipaTec Informática)

1 comentários:

  1. Imaginem uma grande empresa, onde possui milhares de computadores, por ex: a Coca-Cola?
    Se usar o Windows, não pode ser pirata, caso contrário paga uma multa muito cara.
    Pra cada Computador tem que ter um CD original do Windows, e o XP está em média de R$ 700,00 a R$850,00. Não pode usar 1 CD pra várias máquinas, cada uma tem que ser um CD. Agora imagina o tanto que é o gasto destas grandes empresas!
    E detalhe: A multa é cobrada por cada PC com o sistema Operacional Pirata, se tiver 10 PC's com S.O pirata, serão 10 multas.
    Por isso que o Linux é a melhor opção em qualquer situação!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!