ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

7 de março de 2011

Backup Drivers

Em nosso artigo anterior falamos sobre o Backup e sua importância.
Hoje vamo mostrar de maneira objetiva, algo que facilita muito a vida de muitos técnicos na hora de formatar um computador.
É uma dica infalível e tenho certeza que você vai gostar e concordar que facilita muito a vida.
Vale ressaltar que esta dica só vale se o computador do cliente ainda estiver ligando.
Algo que deixa qualquer técnico irritado é procurar na internet os drivers de uma determinada placa-mãe para download, pois ao contrário de que muitos pensam, este processo não muito fácil, principalmente se tratando de placa-mães antigas, nem todos fabricantes disponibilizam no site os drivers para download, sendo assim, temos que ficar horas na frente do PC procurando os drivers. Isso é estressaste.
A fabricante de placa-mãe ASUS tem em seu site os downloads de todos os drivers de suas placas-mãe, neste caso a tarefa torna mais eficaz, mas nem todos fazem isso.
Alguns usuários ainda possuem o CD que acompanha a placa-mãe com os drivers de instalação, contudo, a maioria quando perguntamos, dizem que não veio o CD, outros dizem que jogou fora, e outros ainda dizem que não sabe onde está, com isso, nos vemos obrigados a procurar os drivers na internet.
Mas vamos a sobremesa do dia, como fazer backup dos drivers antes de formatar o PC? Tem como fazer isso?
Muito bem, com certeza sim, tem como fazer um backup de todos os drivers de uma placa-mãe antes de formatar um computador.
Existem software que fazem isso pra gente, facilitando nossa vida.
Vou apresentar dois que uso e recomendo por ser simples de usar e objetivo.
Temos o DriverMax que é totalmente "free" (gratuito).
Ele realiza um backup de todos os drivers da placa-mãe, depois de formatar basta recuperar estes driver e reiniciar o PC e que surpresa, os drivers estarão todos instalados.
Temos também o My Drivers que é bem melhor que o Driver Max, contudo ele não é free, você pode utilizá-lo por 15 dias.
Lembre-se, isso só funciona se o computador da pessoa estiver ligando ainda.
Primeiramente você instala o software e realiza os passos que estão descritos nos links do Download.
Salve este backup em um pendrive ao invés de ser no próprio computador da pessoa para maior segurança, após isso formate o computador normalmente, e quando terminar, a primeira coisa a fazer é instalar o software novamente para fazer a restauração dos backup para o Windows.
Logo depois, basta reiniciar o computador e pronto, os drivers estarão instalados no computador.
Não se esqueça de desinstalar o software, para evitar que o usuário altere alguma configuração.
Uma dica que facilita 100% a vida de quem formata computadores.


VOCÊ SABIA?
Quando você pesquisar algo no Google, se digitar entre "aspas" o Google pesquisará especificadamente aquele assunto que estiver entre "aspas"?

Ler também:

(Por Welinton Junior Dias)

9 comentários:

  1. Mas será que da pra fazer o backup dos drivers mesmo se ele expirar?

    ResponderExcluir
  2. Sei que este artigo não tem nada a ver com minha pergunta, mas por favor, gostaria de saber como criar um CD de boot, porque baixei o Linux e veio em imagem ISO, mas eu gostaria de por em um CD pra quando for formatar ele funcionar como um CD de boot.Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Mas na hora de escolher o local onde será salvo o backup dos drivers, ele salva no C:, se formatar vai apagar né?

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvi falar que no Windows 7 não precisa de instalar os drivers porque ele instala automaticamente, e verdade?

    ResponderExcluir
  5. Sim, porém é um driver nativo do próprio Windows, falando a grosso modo, é um "quebra-galho", o ideal é baixar o driver corretamente e instalar, até porque você perceberá que seu vídeo não vai dar suporte para algumas coisas como jogos, este problema só resolve quando você baixar e instalar o driver corretamente.
    Mas no caso dos outros drivers não dá muita diferença!

    ResponderExcluir
  6. É só mudar o caminho, o local onde será salvo o backup dos drivers, ao invés de deixar no C:, mude para seu pendrive.

    ResponderExcluir
  7. Para criar um CD de boot, basta baixar o programa Easy CD Creator!
    Você encontra também na internet o tutorial ensinando. Caso não encontre, entre em contato conosco através do formulário de contato que enviaremos um tutorial em seu e-mail!

    ResponderExcluir
  8. O software expira em 15 dias, e você só vai usar ele uma vez no computador da pessoa, ou seja, um dia de uso apenas. Depois você não precisará dele! Quando for formatar o PC de outra pessoa e só instalar no PC da outra pessoa. Não é a instalação que dura 15 dias, pode ficar tranquilo que o ícone de instalação que você baixou não vai sumir misteriosamente! :D

    ResponderExcluir
  9. O driver Max é gratuito e é ótimo! Fizemos o teste com ele recentemente e deu certo, sem complicações! Quem tiver alguma dúvida sobre como usá-lo, basta entrar em contato conosco que estaremos instruindo. Lembre-se de desinstalar este programa após ter restaurado os drivers para evitar que alguém entre no mesmo e faça algo de errado.
    Já o My Drivers por ser pago, é mais complicado de usar. Ele faz o download dos drivers.
    Em nossa opinião o Driver Max é melhor!
    Pode crer galera, dá certo mesmo! Todos os dois foram testados pela nossa equipe!

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!