ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

7 de março de 2011

Backup

Algo importantíssimo para qualquer usuários são seus arquivos.
Ninguém gosta de perder seus arquivos, e quando isso acontece, quase entramos em pânico.
Na maioria de nossos artigos sempre deixamos nítido a questão de segurança e desempenho. Estes são os dois fatores mais focados e comentados em nosso site.
Quando seu HD possui apenas uma partição, e futuramente houver a necessidade de formatar, com certeza seus dados serão perdidos.
Quando isso acontece é bem mais fácil colocar a culpa no técnico, contudo, ao ler este artigo até o final, você verá que na verdade o usuário tem sua parcela de culpa uma vez que a grosso modo falando, o backup é obrigação do usuário fazer e não o técnico.
É claro que existem alguns softwares avançados que recuperam seus dados mesmo depois de ter formatado o computador, porém estes softwares não sã gratuitos e requer um profissional especializado na área, o que é difícil de encontrar e seu serviço é caro.
Estamos falando de backup, mas o que significa isso?
Backup, traduzindo para o português "cópia de segurança", é uma prática exercida por muitos usuários para proteger seus arquivos mais importantes.
Como o próprio nome diz, é o ato de copiar seus arquivos para um outro dispositivo de armazenamento em massa. Que arquivos?
Esta pergunta é pessoal, pois apenas você sabe quais os arquivos que são importantes pra você e que você não deseja perder, por isso que como dito anteriormente Backup é obrigação do usuário.
Recomendamos que compre um HD externo e coloque uma cópia de todos os arquivos que você não queira perder em hipótese alguma, e lembre-se de sempre atualizar seu backup caso alguma mudança seja feita nos arquivos originais.
Você pode fazer backup em CD's, DVD's, BD's, pendrives, etc.
O computador a partir do momento em que está conectado a internet, ou mesmo a partir do momento em que inserimos uma mídia no mesmo como pendrives, CD-ROM, etc, ele estará sujeito a vírus e ameaças.
Seu computador pode ser infectado por um vírus que venha corromper e danificar algum arquivo importante, porém, se você tiver feito um backup daquele arquivo, você terá uma cópia armazenada na unidade de backup. Consegue entender a importância do backup?
Porém, existem outras possibilidades que podem acontecer e ocasionar a perda de seu arquivos como uma queda de energia que pode corromper algum arquivo que esteja no disco rígido, a queima do disco rígido, infecção de um vírus, alguém apagar seu arquivo sem querer, enfim, existem vários problemas que podem ocorrer, por isso faça sempre backup e mantenha-o sempre atualizado.
Uma dica para fazer backup é criar duas partições em seu HD, na partição 'C' fica o sistema operacional e na partição 'D' fica seus arquivos de backup, contudo, se o HD queimar você perde tudo, por isso o mais recomendável é armazenar em uma mídia externa.
Imagine uma grande empresa, por exemplo a INTEL ou o GOOGLE, o tanto de dados e informações importantes que eles possuem. Agora imagine eles perderem tudo isso por uma questão de queda de energia ou invasão de Hacker?
Por isso, empresas como estas, de grande porte, realizam backup de seus arquivos por hora ou no fim do dia.
Nem precisa ser uma grande empresa, imagine uma loja de eletrodomésticos perder todos os seu dados? Como eles saberão quem está devendo?
Está aí outra observação para meditar sobre a importância de um Backup para qualquer um.
Se você ainda não fez nenhum backup, comece já, prevenir-se é sempre bom!

Ler também:

Backup - World Dicas; (site parceiro)
Softwares que melhoram o desempenho do PC.
(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!