ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

9 de março de 2011

Cloud Computing - Computação nas Nuvens

computacao em nuvem
A grande inovação que segundo o Google é o futuro da internet.
O que é a computação em nuvem e qual a sua vantagem?
O Google não está preocupado em comprar empresas gigantes como Facebook, Twitter, Yahoo, etc, sua principal preocupação é ir em busca de novas idéias, ou seja, comprar pequenas empresas que possuem idéias revolucionárias e integrá-las ao Google para melhorar ainda mais a vida de qualquer usuário.
A computação nas nuvens é uma plataforma que agregará qualquer aplicação, sendo assim, não precisaremos instalar nenhum software em nosso computador, tudo estará na internet.
Está tecnologia vai trazer inúmeras vantagens, por exemplos:
Se teu computador der algum problema e não ligar, você passa dias sem poder acessar seus arquivos, talvez arquivos que são importantes, se teu HD queimar, você perde todos seus arquivos.
Com a computação em nuvem, você terá seus arquivos na internet, sendo assim, se teu computador apresentar algum problema, você consegue acessar seus arquivos normalmente em outro computador ou até mesmo através do celular, iphone, etc, basta você ter acesso à internet.

“Eu diria que o computador do futuro é a internet. Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet”, diz Eric Schmidt, presidente do Google na Califórnia.
O Google Docs, Gmail, o sistema operacional do Google, o Chrome OS e o Panda cloud antivírus,  são exemplos de aplicativos e softwares que rodam nas nuvens, você não precisa instalar o Google Docs em seu computador para poder usá-lo, basta ter uma conta no Google e acessar ele através da internet, no caso, a internet seria a nuvem.
Pra quem não conhece, o Google Docs é um conjunto de aplicativos Office, parecido com o Word, Access, Power Point e Excel da Microsoft.
Consegue perceber a grande vantagem da Cloud Computing?
Outra vantagem é que o custo do computador vai diminuir muito, devido a essa característica, além de ter maior segurança de seus arquivos e poder acessar ele de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo, basta ter o acesso a internet.
As atualizações dos softwares são feitas automaticamente, sendo assim, o usuário não precisa se preocupar em ficar baixando atualizações em seu computador e instalando, isso torna responsabilidade do fornecedor do serviço, quando for utilizar algum software que não seja gratuito, você só pagará a quantidade de hora do uso do software ao invés de pagar uma licencia integral dentre outras vantagens.
O Google é a empresa que já está na frente, usufruindo desta nova geração, como por exemplo seu sistema operacional que roda nas nuvens, o Chrome OS (Operational System - Sistema Operacional).
Isso deixa em alerta grandes empresas como o Microsoft sobre seu futuro.
A desvantagem disso, como sempre,é o custo, que no Brasil para começo de conversa, a internet é um caos, estando em 8º lugar da pior internet do mundo, além de ser cara.
A questão do servidor sair fora do ar, ou a internet cair, também são fatores que impedirão você de acessar seus arquivos nas nuvens!
Você terá que pagar ao fornecer de serviço, a quantidade da capacidade de armazenamento, ex: 500 GB, 1000 GB, 1 TB, etc.
Invasões e hackiamento de contas, também é outro fator meio frágil nesta tecnologia. 
Contudo, tudo sofre evoluções, sendo assim, haverá o dia em que este serviço será aprimorado, oferecendo maior segurança e confortabilidade.

Referências:

Computação nas Nuvens – O Futuro da Internet; (Brasil SEO)

Computação nas nuvens; (Oficina da net)



(Por ClipaTec Informática)

2 comentários:

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!