ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

20 de março de 2011

Como alterar o nome dos sistemas do Dual Boot?

Há um tempinho atrás, formatei meu computador e instalei dois sistemas operacionais, Windows XP e Windows 7.
Na hora em que eu ligava o computador apareciam duas opções: "Versão anterior do Windows" e "Windows 7".
Isso é o que chamamos de Dual Boot, ou seja, quando temos mais de um sistema operacional instalado no computador e na hora de ligar temos que escolher em qual dar o Boot, isto é, escolher o sistema operacional que será iniciado (startado).
Porém, algo me intrigava, eu queria mudar a descrição das opções do dual boot, e ao invés de aparecer "Versão anterior do Windows" eu queria deixar assim: "Windows XP Professional" e ao invés de "Windows 7", assim: "Windows 7 Ultimate", pra ficar mais simples e "legal".
Isso me fez ficar como um louco procurando na internet uma forma de modificar isso, e todas os tutoriais que eu encontrava não dava certo. Então, mediante isso, resolvi dar os "chutes" da vida, algo comum na vida dos brasileiros e finalmente consegui modificar.
Agora vou compartilhar isso com vocês, pois pode ter gente como eu, sofrendo pra modificar isso e não consegue.
Vamos ao tutorial:
- Entre no Windows 7;
- Pressione a tecla "CTRL + R" caso o botão "Executar" não tiver aparecendo no menu "Iniciar";
- Digite o comando "CMD" e dê "Enter";
- Digite o comando "BCDEDIT /enum all" e pressione "Enter" (detalhe: depois do comando bcdedit deve dar espaço, e depois da barra para digitar o comando "enum" não precisa de espeaço);
- Para mudar, basta digitar os comandos exatamente como abaixo:

bcdedit/ set {current} description "Windows 7 Ultimate
pressione ENTER e digite o próximo comando em seguida exatamente como abaixo:

bcdedit/ set {ntldr} description "Windows XP Professional
pressione ENTER;
- Pronto, basta digitar o comando "Exit" e reiniciar o computador para ver as alterações.

Detalhe: O que está entre "aspas" e destacado de "azul" nos códigos acima é o nome que vai aparecer, você pode colocar qualquer nome que desejar e que faça você identificar o sistema operacional. 

Lembre-se, este tutorial é para Windows 7.


Ler também:


Comandos do MS-DOS;
Criando vírus simples.
(Por Welinton Junior Dias)

26 comentários:

  1. Eu tentei fazer isso em casa, porém, quando eu digito o comando BCDEDIT /ENUM ALL mostra uma mensagem no DOS dizendo que não foi possível ou coisa parecida, ou seja, não dá certo. Por que?

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    para resolver isso, basta clicar em "Meu computador", "Todos os Programas", "Acessórios" e clique com o botão direito do mouse sobre a opção "Prompt de comandos", e clique em "Executar como Administrador".
    Agora é só digitar os comandos que dá certo! Ok? Abraços! Caso der erro, entre em contato conosco ou faça seu comentário aqui. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou conseguindo mudar os nomes! Como faço? :(

      Excluir
  3. Agora deu certo! Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. O que seria este {current} e {ntldr} nos códigos apresentados???

    ResponderExcluir
  5. São os identificadores do Sistema Operacional, no qual {Current} e {ntldr} são respectivamente os identificadores do Windows 7 e Windows XP.
    Temos que especificar em qual sistema operacional vai receber determinada descrição.
    Ex:, a descrição "Windows 7 Ultimate", temo que apresentar em qual sistema do dual boot tal descrição será inserida, no cado no Windows 7, então temos que usar o identificador {current}! Certo?

    ResponderExcluir
  6. E no caso de usar dois Windows 7 ultimate, pois um tenho o office 2007 e no outro office 2010, como poderei alterar o nome do dual um para Windows 7 2007 e o outro Windows 7 2010.

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  7. Sim, da mesma forma que está explicando no artigo, caso tenha dúvidas sobre como fazer, entre em contato conosco.

    ResponderExcluir
  8. OLA BOA TARDE TENTEI ALTERA O NOME, MAIS NAO DEU CERTO, O QUE ACONTECEU QUANDO ENTRO EM USAR VERSAO ANTERIOR DO WINDOWS AI ME APARECE DUAS OPICOES " XP OU WINDOWS PADRAO" AI SELECIONO XP E PC INICIA NOVAMENTE COMO FACO PARA ALTERA ISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos vendo uma outra forma de modificar essa opção, e em breve postaremos a resposta, caso queira receber em seu e-mail quando for respondido, mande uma mensagem com o teu e-mail pela página de contato!
      Obrigado.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá amigo, sua dica é muito boa mas existe um erro nos comandos, por isso as pessoas não conseguem executa-los. Você colocou (bcdedit/ set) bcdedit/ESPAÇOset e o correto é (bcdedit /set) bcdedit ESPAÇO/set então estou colando os comandos certos pra galera acertar. Um abraço e Muito obrigado por compartilhar o conhecimento.

    Recapitulando para editar os nomes do boot do seven e do Xp:
    No Windows 7 vá no menu iniciar do Windows (desenho da bolinha do Windows na parte de baixo da tela a sua esquerda) em pesquisa digite (cmd) (sem os parênteses, somente a palavra CMD) Não aperte enter, lá em cima vai aparecer o CMD, clique com o botão direito do mouse e escolha (executar como administrador) se pedir confirmação clique em (SIM). Agora basta digitar os comandos que estão lá em baixo, ou apenas copie o texto e depois na janela preta clique com o botão direito do mouse que vai aparecer já escrito, ai de enter no teclado. Caso você clique com o botão direito do mouse e não apareça o texto copiado na tela preta faça o seguinte: Na janela preta, na parte de cima tem uma barra que geralmente é azul e meio transparente, com o mouse clique com o botão direito nesta barra superior e depois clique em (propriedades), vai abrir uma janela e vai ter uma opção chamada de (opção de edição), nela marque as duas caixas de texto e clique em Ok . Copie os textos e clique com o botão direito do mouse na tela preta e de enter.
    Comando de edição de como vai ser exibido o nome do Win 7 abaixo:
    bcdedit /set {current} description "Windows® 7 Ultimate 32 Bit"

    Comando de edição de como vai ser exibido o nome do Win XP abaixo:
    bcdedit /set {ntldr} description "Windows® XP Professional 32 Bit"

    Obs: Se seu windows sete for 64 Bit, basta mudar o numero, e se não for Ultimate escreva qual e sua versão. Fique tranquilo para escrever o que achar conveniente dentro do espaço entre as aspas.
    Texto By Sondeko

    ResponderExcluir
  11. Olá "Sondeko sondeko", agradecemos o teu comentário, com certeza, será muito útil para os leitores, valeu mesmo, forte abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Parabens...

    ResponderExcluir
  13. Valeuuuuuu!!!!!!!!!! Funcionou perfeitamente. Thank you Blow!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. obrigado win 7 resolvido, voce sabe como alterar no win 8.1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Windows 8 ainda não fizemos teste, mas podemos passar isso para a equipe de artigo.

      Excluir
  15. será que funciona para windows 8? alguem testou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não fizemos o teste no windows 8, mas já repassamos essa dica para o pessoal da produção de artigo. Abraço.

      Excluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!