ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

7 de março de 2011

GNU/Linux


Criado em 1991 por Linus Torvalds, o GNU/Linux tem sido amplamente conhecido no mundo atualmente.

Muito criticado entre os usuários do Windows e MAC, o Linux hoje é o sistema operacional mais seguro que já existiu.
O Linux é um sistema operacional livre, sendo assim, seu código é aberto para qualquer pessoa modificar e personalizar a seu critério.
Graças aos programadores que utilizam o Linux, e que sempre estão realizando modificações aperfeiçoando-o cada vez mais, surgem várias distribuições Linux, deixando o usuário a livre escolha.
A versão mais utilizada para usuário comuns tem sido a distribuição Ubuntu. Você pode fazer o download dele gratuitamente através deste site ou solicitar um CD através do site.
Para isso, basta fazer um cadastro no site e esperar alguns meses para eles enviarem o CD, você não paga nada, é totalmente gratuito.
O CD pode demorar um pouco para chegar, basta cadastrar e seguir as instruções do site para receber.
Linus criou um sistema operacional que atendesse suas necessidades, esta é a idéia do Linux, um sistema operacional que atenda as necessidades do usuário, porém ele não reservou o Kernel (Núcleo) apenas para ele, deixou livre para qualquer um alterar personalizando de acordo com suas necessidades.
Em hipótese alguma o Linux pode ser vendido, se você encontrar alguém vendendo o Linux ou alguém te vendeu, está errado, porque o Linux é free e está sob a licencia GPL no qual permite alterar qualquer, menos vender ou trancar o código.
Ainda hoje há uma briga sobre o nome do Linux, o correto é GNU/Linux e não apenas Linux.
Havia um projeto chamado GNU coordenado por Richard Stallman que tinha por objetivo criar um sistema operacional totalmente livre.
O nome GNU é um acrônimo recursivo de: GNU is NOT UNIX (GNU não é Unix), além de ser uma referência ao mamífero GNU, animal comum nos Estados Unidos.
O sistema estava estava quase pronto, porém, faltava o principal, o Kernel do sistema, foi onde conheceram Linus que já tinha o Kernel desenvolvido, então decidem unir-se, o Kernel de Linus com a interface de Stallman e surge o GNU/Linux.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!