ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

6 de abril de 2011

Algumas versões do Windows e suas características

Já explicamos em um de nossos artigos o que seria um sistema operacional, só para relembrar, um sistema operacional é um conjunto de vários programas que gerenciam todos os recursos do computador, dando suporte e auxílio aos demais programas, é o software principal do computador, pois exerce a função mais importante: Interpretar os comandos do usuário.
Existem três fortes sistemas operacionais que são concorrentes, o Windows, o MAC e o Linux.
Neste artigo apresentaremos algumas versões do Windows e algumas de suas características.

MS-DOS: Monotarefa, isto é, executa uma tarefa por vez, se a calculadora estiver aberta, nenhum outro aplicativo poderá ser aberto ao mesmo tempo, monoprocessador, monousuário, ou seja, o sistema só pode conter um único usuário, 16 bits, recomenda-se ter uma memória de no mínimo 512 KB ou 1 MB para rodar este sistema operacional. Apesar de obsoleto, ainda é muito utilizado por técnicos como um software aplicativo. Ele já vem presente em todas as versões posteriores com o nome de "Prompt de Comandos".
Windows 95: Ao contrário do MS-DOS é multitarefa, ou seja, pode-se executar várias tarefas ao mesmo tempo porém continua sendo monoprocessador e monousuário, 32 bits, recomenda-se ter uma memória de no mínimo 8 MB ou 16 MB para rodar este sistema operacional. Não é mais utilizado hoje, além de não ter suporte da Microsoft. Atualmente a Microsoft disponibilizou este sistema operacional para download para usar gratuitamente sem pagar a licencia.

Windows 98:  É multitarefa, continua sendo monoprocessador e monousuário, 32 bits, recomenda-se ter uma memória de no mínimo 32 MB ou 64 MB para rodar este sistema operacional. Ainda é utilizado por algumas pessoas e também foi disponibilizado para download pela Microsoft para uso sem precisar pagar licencia.

Windows NT: Multitarefa e finalmente multiusuário, ou seja, o sistema pode conter mais de um usuário, foi uma versão criada mais especificadamente para servidores de rede, recomenda-se ter uma memória de no mínimo 64 MB ou 128 MB para rodar este sistema operacional. Não é mais utilizado devido a falta de segurança e por perder pelo Linux na questão de servidor.

Windows 2000: Também é multitarefa, multiusuário, e foi criado mais especificamente para servidores de rede, recomenda-se ter uma memória de no mínimo 64 MB ou 128 MB para rodar este sistema operacional.
Um dos principais concorrentes do Linux na questão de servidor de rede.

Windows XP: É multitarefa, multiusuário, exige bastante recursos do computador, sendo o melhor de todos seus antecessores. Muito utilizado até hoje, por ser simples, completo, funcional e seguro. Windows XP e Windows 7 são as melhores versões que a Microsoft lançou.

Ler Também:


(Por ClipaTec Informática)

4 comentários:

  1. Muito obrigada,me ajudou em uma parte do trabalho de informatica kkk'

    ResponderExcluir
  2. Muito bom adquirir estas informações. Obrigada me ajudou a entender cada um deles de uma forma resumida.

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!