ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

9 de abril de 2011

Como criar senhas seguras?


Uma das maiores preocupações não só dos internautas mas como também de qualquer pessoa é a senha.
A questão de segurança de informações tem sido um tema muito difundido atualmente.
Sempre ouvimos falar sobre contas que foram hackiadas, ou que alguém não consegue acessar uma determinada conta.
A questão chave está na senha que as pessoas criam para suas contas que por sinal é o fator menos considerado por muitos.
Os usuários não apresentam preocupação na hora de criar sua senha. Quando criam suas senhas, geralmente colocam o ano em que nasceu, o data de aniversário, o nome do namorado (a), do filho ou o próprio nome, nome de cidade, de um país, de algo que mais gosta, de um ídolo e assim por diante.
Isso é algo totalmente errado, são critérios óbvios, tornando sua conta insegura e fácil de ser descoberta por Hackers e/ou outras pessoas, e até mesmo por alguns softwares.
Existem informações que não podem de forma alguma serem hackiadas, por isso, preocupar-se mais com  a segurança de seus arquivos é primordial.
Neste artigo daremos algumas dicas sobre como criar senhas realmente segura.


A primeira dica é, não usar dados óbvios e comuns
Como dito, estes são os primeiros critérios que os hackers usam na tentativa de descobrir sua senha. Exemplos: 1994, computador, 123, qwe, 123qwe, 123456, qwerr, asdf, 12/02/1994, João, etc.

A segunda dica é mesclar letras, números e símbolos
Esta é a melhor forma de criar um senha com segurança máxima, a partir do momento que você cria um senha assim, torna difícil tanto para o hacker descobrir tanto para qualquer outro programa, não pensa em criar senhas fáceis de decorar, crie senhas difíceis mas que seja seguras. Exemplos: as@#12,=;?Q"W14;1 ou "12fy3jnx789#$%$;1' ou 4ds6@#$kjh3653.,ç''.

A terceira dica é, não criar senhas com menos de 6 caracteres
Crie senhas grandes, com mais de 6 caracteres, ex: 8 caracteres, 10 caracteres ou mais.

A quarta dica é, não passe sua senha pra ninguém
Um erro comum é as pessoas falar sua senha para outras pessoas só porque confia, devemos tomar cuidado com isso, se um dia você brigar com a pessoa que você passou a senha, e ela resolve te prejudicar? Senha é algo que deve ser secreto, apenas você deve saber.

A quinta dica é, não faça login em suas contas na casa de outra pessoa ou em Lan House
O computador dos citados acima pode conter programas Keylogger ou parecidos que rastreiam tudo o que você digita e salva em um arquivo de texto, com isso, a pessoa pode acessar o programa assim que você for embora e anotar suas senhas.

A sexta dica é observar se tem alguém vendo você digitar a senha
Observe ao lado se existe alguma pessoa com os "olhos gordo" sobre suas mãos na hora de digitar a senha, pois os hackers são inteligentes e eles podem descobrir sua senha com apenas um olhar.

A sétima dica é, guardar suas senhas em lugares seguros
Anote suas senhas para não esquecê-las e guarde em um lugar bem seguro no qual só você sabe.

A oitava dica é, evite autorizar o recurso "salvar ou gravar senha" de seu navegador
Os navegadores possuem um recurso que permite você gravar a senha digitada, sendo assim, quando você for fazer o login em alguma conta sua, o próprio navegador preenche os campos e-mail e senha automaticamente poupando seu tempo, contudo, se uma pessoa acessar seu navegador, ela pode encontrar todas suas senhas gravadas.

Estas são as dicas que preparamos pra você para criar senhas seguras e como mantê-las protegidas, evitando assim, o descobrimento das mesmas. São oito dicas super interessantes que quando cumpridas, sua segurança é ampliada.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!