ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

11 de abril de 2011

DVD gravado em computador com vírus fica infectado?

Um vírus normalmente não infecta todos os arquivos do computador, e quando utilizamos um bom antivírus, mesmo que seja free (gratuito), o vírus é barrado pelo antivírus.
O antivírus separa o arquivo malicioso, colocando-o em quarentena, e impedindo que este venha se proliferar sobre os outros arquivos, infectando-os.
Com esta explicação já podemos perceber que quando um vírus ataca o computador a minoria é infectado, e este fato prova que nem sempre, ou seja, raramente um DVD gravado em um computador infectado, também será infectado, pois a probabilidade disso acontecer é mínima.
O DVD pode ficar infectado se um vírus for gravado na mídia, por exemplo, se você gravar um arquivo infectado, ou o próprio vírus camuflado (disfarçado) de outro arquivo.
Existem vários tipos de CD e DVD, temos o R, RW, ROM, etc.
Se caso você gravar um arquivo infectado em um DVD RW ou CD RW, há a possibilidade de apagar os arquivos da mídia, já com os outros tipos isso não é possível, pois eles não são regraváveis.
Se um CD tiver infectado e você rodá-lo em outro computador, a possibilidade do mesmo infectar o  outro computador é indiscutível, pois dificilmente um vírus será instalado em outro computador automaticamente, para tal feito, é necessário uma intervenção do usuário, ou seja, reproduzir  o vírus acionando um clique duplo sobre o mesmo.
Por isso o recomendável a fazer, sempre antes de abrir ou executar um arquivo, seja ele do computador  ou baixado da internet, antes deve-se fazer uma "varredura", ou uma verificação para ter certeza de que aquele arquivo não seja malicioso, ou um simples vírus disfarçado.
Os antivírus no geral oferecem esta opção, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivos que será executado e clicar na opção "Verificar com..."nome do antivírus".
Uma dúvida freqüente dos usuários, é se um vírus pode destruir um componente (hardware) do computador.
A resposta para esta pergunta é não, não existe vírus com esta capacidade mágica de destruir um componente, eles não possuem este poder, contudo, alguns componentes possuem os Firmware, que são softwares que auxiliam e orientam como o dispositivo deve funcionar.
A pergunta é: será que um vírus pode infectar o Drive de DVD do computador?
Como dito, o vírus não tem esta capacidade, porém ele pode danificar o firmware, e este quando infectado ou alterado de forma incorreta não funciona mais, o que conseqüentemente faz com que o dispositivo não funcione também.
Já ouviu falar em atualização do BIOS da placa-mãe?
Pois é, sabemos que este procedimento só é realizado quando em urgência, pois é um procedimento muito perigoso e que não pode ter interrupções, seja de energia ou qualquer outro meio.
Quando precisa fazer uma atualização do BIOS, geralmente esta atualização é baixada diretamente do site do fabricante, pois através de outra fonte não é muito confiável, já que um Hacker ou Cracker pode criar um falso firmware que na verdade possua códigos que venham danificar o funcionamento do aparelho.
Entretanto, este tipo de vírus não é muito comum, ou melhor explicando, quase não existe, pois este tipo de vírus atinge uma quantidade muito baixa de usuários, já que todos tem medo de fazer atualizações de firmware mediante as exigências requeridas por este procedimento, contudo cabe a nós sempre tomar cuidado e evitar.

Referência


Ler Também

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!