ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

13 de junho de 2011

Desktops, notebooks, handhelds e palmtops

Evolução
A área da informática muda constantemente por conta das evoluções na mesma, ou seja, um dia na informática não é igual ao outro, porque a cada dia surge algo novo e melhor.
Todas estas evoluções força os usuários a acompanharem, mas nem sempre isso é possível.
Sobre a área da informática ser muito dinâmica, o próprio Bill Gates, fundador da Microsoft, diz que, se as indústrias de motores evoluíssem como a área da informática, estaríamos dirigindo carros extremamente baratos, menos poluente e que fizessem mais de 600 KM com um litro de combustível.
Isso deixa evidente como a área da informática é dinâmica, voltamos a afirmar, um dia na informática nunca é igual ao outro, um profissional nesta área sempre está aprendendo e estudando.
Durante a década de 70 os computadores eram classificados de acordo com o seu tamanho: mini-computadores ou micro-computadores.
Considerando a era, os mini-computadores eram do tamanho de um armário e os grandes computadores ocupavam uma sala inteira.
Palm Top
Palmtop
Como dito anteriormente, graças as  evoluções na área da informática isso tudo mudou, e hoje estamos numa geração de computadores que são superpotentes além de existirem aqueles que são portáteis, e que estão cada vez mais fluentes na vida dos seres humanos.
Os computadores de mesa são denominados hoje desktops, contudo, temos também os notebooks que possuem os mesmos recursos dos micros de mesa, porém consomem menas energia, e sua grande vantagem sobre os desktops, é a portabilidade e o peso.
Como desvantagens ainda prevalecem a questão do preço e sua fragilidade de uso.
Os primeiros computadores portáteis pesavam mais de 12 Kg e hoje não passam de 4 Kg.
Apesar dos feitos, algumas pessoas precisavam de algo mais simples e que exigissem menor poder de processamento e que fossem portáteis, então a partir dos anos 90 surgem os handhelds e os palmtops, no qual a principal ideia era criar aparelhos que coubessem no bolso, porém, com uma grande eficácia ao exercer funções básicas, inclusive, em um de nossos artigos falamos sobre a questão de produzir pequenos aparelhos com grandes capacidades, a questão da miniaturização.
Os handhelds é como se fossem um mini-notebook. Possuíam uma espécie de teclado bem pequeno, já os palmtops já introduziram a ideia da tela sencível ao toque, ou seja, a tecnologia touch screeam, pois não possuiam teclado, tudo era digitado através do um teclado gráfico formado na parte da tela.
Handhelds
Handhelds
Qual escolher?
Depende, tudo depende, na informática nada é exato, apesar dela estar na área das exatas, tudo depende da ocasião, qual será o uso final? Quais os programas que serão utilizados? Qual será seu objetivo? A partir das respostas à estas indagações, aí teremos uma resposta para a pergunta em questão.
É questão de analisar o uso final para escolher algo realmente adequado e que venha cumprir as necessidades requeridas pelo usuário, sempre lembrando que os componentes devem trabalhar no mesmo ritmo para que haja um melhor aproveitamento de todos os recursos oferecidos pelo aparelho. Então que tal analisar?


Ler também


História do computador;
Surgimento do computador.
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!