ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

1 de junho de 2011

Placa-mãe on-board e off-board

Placa-mãe
Em nosso artigo sobre placa-mãe ressaltamos a importância da placa-mãe para o computador, afinal, ela é a principal placa do computador onde todos os componentes estão interligados de forma direta ou indiretamente.
Sem uma placa-mãe é impossível ter um computador funcionando.
Em um outro artigo, citamos os principais componentes do computador, componentes estes indispensáveis para a formação de um microcomputador, e dentre eles novamente está a placa-mãe.
Nosso objetivo através deste artigo a mostrar dois padrões de placas-mãe existentes no mercado, na verdade são dois tipos de placa-mãe denominados on-board e off-board.
Mas afinal, qual a diferença entre estes dois tipos de placa-mãe? Qual apresenta melhor desempenho? Qual adquirir?
A primeira coisa a saber é o significados das nomenclaturas on-board e off-board.
O termo on-board, explicando de forma objetiva e sucinta significa "na placa" e off-board "fora da placa", mas vamos entender realmente o real sentido destas nomenclaturas.
Placa-mãe on-board
Placa-mãe on-board
A placa-mãe on-board já vem com algumas placas e componentes integrados, ou seja, com alguns recursos disponíveis, por exemplo, a placa de som, placa USB, a placa de rede, a placa de vídeo, placas de portas de  comunicação, processador, etc, todos estas placas que já vem integradas à placa recebem o nome de periféricos on-board, ou seja, na placa, isto é, já vem integrados na placa-mãe desde fábrica.
A grande vantagem desta placa-mãe é seu custo baixo já que você não precisa comprar periféricos separados, os chamados off-board (fora da placa).
Contudo, a maior desvantagem deste tipo de placa-mãe é o seu desempenho uma vez que, os periféricos on-board costumam ter baixo rendimento e baixa velocidade por dependerem da placa-mãe, ou seja, são gerenciados pela placa-mãe, e isso a torna barata.
Por este motivo, com o tempo temos que fazer upgrades para melhorar o desempenho da mesma, adicionando componentes off-board mais potentes.
Já a placa-mãe off-board, não possui periféricos integrados, sendo necessário o usuário comprar tudo separadamente.
Placa-mãe off-board
Placa-mãe off-board
A grande desvantagem desta placa é que no final sai mais caro, pois você tem livre arbítrio para comprar periféricos da melhor qualidade e da melhor marca, por um outro lado, a principal vantagem será seu desempenho que evidentemente será superior, pois, os componente funcionarão independentemente da placa-mãe.
Placas-mãe off-board possuem vários slots de expansão, isto é, encaixes para diversas placas off-board.
Qual tipo comprar?
Esta é uma questão de pensar, não há como dizer a melhor, tudo depende da ocasião e do uso final do micro.
Se o uso final do micro for apenas para fins pessoais, escritório, ou seja, quando não terá a necessidade de um alto processamento, alta potência e velocidade que por sinal interfere no alto desempenho, é vantagem obter uma placa-mãe on-board, onde o preço será acessível e conseguirá atender as necessidades do usuário com eficácia.
Se você pretende ter um computador para fins profissionais e/ou diversões, recomenda-se uma placa off-board, visto que seu desempenho será bem superior, será potente e veloz.
Neste caso entra em cena a questão de "análise", antes de comprar uma placa-mãe, isto é, antes de por a mão no bolso, devemos analisar qual será o uso final do micro, qual será sua finalidade, o que eu vou fazer com ele, qual o meu objetivo?
São questões que devemos pensar para obter algo que atinge os objetivos e que venha trazer conforto e que seja funcional, isto é, que atenda às minhas necessidades de forma satisfatória, sendo assim, teremos um computador perfeito e essencial.


Ler também


Placa-mãe AT e ATX.
(Por ClipaTec Informática)

8 comentários:

  1. Gostaria de saber qual a marca de placa mãe que é mais confiável, li muitos comentários dizendo que a Asus já foi boa, pegou fama de deitou na cama, também observei bons comentários bons a respeito da Gigabyte, querendo compra um H61 e estou em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compre da Intel para mim é a melhor, a top das galáxias, filhãaaauuum!!
      Eh nóis irmão!!!

      Excluir
  2. Olá colega, é o seguinte:
    Se vocês quer um computador com um preço acessível e que seja bom, as placas da Gigabyte resolve com eficiência.
    Em relação as placas da Asus, são ótimas e continuam sendo, porém, seu custo é um pouco maior.
    A diferença de preço não é muito grande dependendo a configuração do computador que o sr. precisa, neste caso, recomendamos Asus, seria a melhor opção!
    Se o sr. preferir, pode estar mandando pra gente a configuração do PC, que nossa equipe faz uma análise e te responde qual a melhor opção para teu caso! Aguardamos resposta! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. queria saber qual é o nome do chip onde é salvo as configurações do SETUP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega...
      As configurações do Setup são salvas na memória CMOS, presente na placa-mãe!

      Excluir
  4. OLÁ ESTOU PRETENDEDO TROCAR A PLACA DO MEU PC É ON BOARD PELO FATO DO TECLADO NÃO ATENDER O COMANDO.JA FIZ TODAS AS OPÇÕES MAS MESMO ASSIM NÃO FUCIONA. FORTE ABRAÇO ACEITO DICAS

    ResponderExcluir

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!