ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

25 de junho de 2011

Tratamento de erros e exceções no JAVA

Um dos recursos proporcionado pela programação orientada a objetos é  o tratamento de erros e exceções, isto é, a possibilidade de tratar os possíveis erros de uma execução (exceção).
Quando um bloco de código for sujeito à erros, podemos usufruir deste recurso, ou seja, pçodemos usar o método de tentativa: o try (tentar).
Todo código que estiver dentro do bloco Try será executado até que uma execução (exceção, que são instâncias de uma classe) seja lançada e esta sempre deve ser capturada, então quando ocorrer algum erro, este é capturado pelo Catch.
Dentro de um Try pode conter vários Catch.
Podemos utilizar um método das classes de exceção como:
ToString () que converte os dados da exceção para Stringe e depois visualizá-la, temos também o printStackTrace () que imprime os erros no console, e temos também o getMessage () que retorna uma String com o erro, existe outros métodos, porém vamos citar apenas esses.
Após ter realizado o tratamento de exceções "Try-Catch", podemos também adicionar o "Finally" que é o trecho final do código, ele sempre será executado idependente de erro ou não.
Para exemplificar esta aula, observe o algoritmo abaixo e acesse nossa vídeo-aula para entender melhor este algoritmo no qual basta clicar  na imagem que está disponabilizado no final do artigo.

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
       int
numero;
     
       try {
         numero = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Digite um número qualquer: "));
         JOptionPane.showMessageDialog(null, "O número digitado foi " + numero);
       } catch (Exception erro) {
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Valor inválido digitado!Erro: " +erro);
     } finally {
          JOptionPane.showMessageDialog(null, "Fim");
     }
  }
}




Vídeo-Aula!




(Por Welinton Junior Dias)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!