ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

12 de julho de 2011

Fibra Óptica

Já falamos em nosso artigo sobre rede de computadores o conceito de rede, só para ressaltar, é considerado uma rede de computadores quando dois ou mais computadores estão conectados entre si através de um cabo, seja ele par-trançado, coaxial ou fibra óptica que veremos neste artigo.
As redes de computadores também podem ser classificadas como LAN, MAN, WAN etc, como mostramos em nosso artigo sobre classificação de redes.
Muito bem, já deu para relembrar o que seria uma rede, vale ressaltar que em uma rede podemos compartilhar um recurso como impressora, unidades lógicas, drives dentre outros.
Falando sobre o fibra óptica, ele é o tipo de cabo que será o futuro do funcionamento das redes de computadores por causa de suas qualidades.
Cabos convencionais como par-trançado, coaxial são bem mais lentos comparados ao fibra óptica, pois seu desempenho é bem superior, além da enorme velocidade na transmissão de dados mesmo por longas distâncias.
O fibra óptica transmite informações por meio de sinais luminosos ao invés de elétricos, onde a luz transmitida indica um valor "1" e a luz não transmitida indica um valor "0'.
Este cabo é imune a interferências eletromagnéticas no tráfego da luz, o que proporciona uma maior velocidade já que os dados não terão chance de chegarem corrompidos e terem que ser retransmitidos.
O fibra óptica sofre menos o efeito de atenuação, descartando a utilização do repetidores, pois a distância máxima de um segmento do tipo fibra óptica é de 2 Km.
Ele também não conduz corrente elétrica, sendo assim não precisaremos nos preocupar com raios ou qualquer outro problema que envolva eletricidade.
Como a luz só pode ser transmitida em uma única direção por vez, o cabo fibra óptica possui duas fibras, uma que envia dados e a outra que recebe, permitindo a comunicação full-duplex.
Observe as imagens abaixo e note a espessura do cabo fibra óptica. Ele é extremamente fino e flexível, importante lembrar que é de vidro, e cada cabo possui mais de 50 fibras.


Direitos reservados








O conector mais utilizado nas redes fibra óptica é o ST.
De acordo com o livro sobre redes de computadores de Gabriel Torres:
Caso não aparecer completo, clique sobre a imagem para ampliar.






As vantagens deste cabo é a sua velocidade de transmissão, a velocidade da luz, ou seja, as informações vão e vem instantaneamente e isso torna o trabalho mais ágil e otimizado dentro de uma grande empresa por exemplo.
Como desvantagem, o fator determinante ainda é o preço.
Este é o futuro das redes do mundo todo, desde pequenas redes até grandes redes como a Internet.

Referência: Livro Redes de Computadores Curso Completo de Gabriel Torres.

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!