ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

27 de julho de 2011

Google Chrome, o navegador que dá água na boca

Desde quando o navegador (browser) Google Chrome foi lançado, ele vem ganhando uma maior popularidade, conquistando novos usuários além de receber novas funcionalidades e melhorias.
Em nosso artigo sobre o Google Chrome, vimos que o navegador Chrome foi desenvolvido com o objetivo de oferecer segurança e um bom desempenho para os usuários, já que passamos o maior tempo na internet dentro de um browser.
Nem sempre o usuário procura conhecer os recursos e funcionalidades que os navegadores oferecem, e por não terem tal paciência para pesquisar, deduzem que os navegadores são todos iguais, porém, através deste artigo você vai perceber que não é bem assim, o navegador Chrome apresenta algumas novidades que você menos imagina.
Também já publicamos em nosso site um artigo com diversas teclas de atalho do Google Chrome e vale a pena conferir para que sua navegação seja mais ágil e prática.
Chega de enrolação e vamos conhecer as novidades deste navegador que "dá água na boca".
O navegador Chrome apresentou um recurso muito interessante em relação aos que já existem, ele permite que você digite sua pesquisa na barra de endereço (local onde você digita a URL de um site), isso mesmo, não precisa acessar primeiramente o site do Google para fazer suas pesquisas, isso pode ser feito através da barra de endereço, basta digitar sua pesquisa e pressionar a tecla "Enter" que no mesmo instante aparecerá os resultados orgânicos do Google, muito mais prático concorda?
Você gasta menos tempo na hora de realizar pesquisas.
O Chorme oferece outro recurso muito interessante, a busca por voz, isso mesmo, basta você ditar através de um microfone o que deseja pesquisar e o navegador se encarrega de realizar a pesquisa que você pediu, tudo isso através da voz.
Outra novidade do Chrome são os processos, cada aba possui seu processo independente da outra aba, sendo assim, caso alguma aba trave por algum motivo, apenas ela será encerrada, isso não afetará as outras abas, pois como dito, cada aba possui seu processo. 
Em outros navegadores, quando uma aba trava, todas as outras ficam inoperantes e temos que fechar o navegador completamente e acessá-lo novamente, com o Chrome isso não ocorre, pois você só fecha a aba que apresentou problema, sem prejudicar as outras, bem melhor não acha?
Conhece o "gerenciador de tarefas" do Windows no qual você consegue visualizar todos os processos em execução do seu sistema, podendo encerrar algum processo quando apresentar algum erro? É o famoso "trio parada dura: ctrl+alt+del".
Então, o Chrome possui o seu gerenciador de tarefas que tem a mesma finalidade do gerenciador de tarefas do Windows, ou seja, através dele você pode encerrar (finalizar) algum processo ou até mesmo um plugin que esteja travado ou que apresentou algum problema. Para acessá-lo, basta pressionar as teclas "Shift+Esc", sendo assim, não há necessidade de fechar o navegador completamente.
O Chrome oferece o recurso de múltiplas páginas iniciais. O que é isso?
Você pode configurar em opções básicas, a quantidade de páginas iniciais você deseja que o navegador acesse quando executado, cada página será aberta em uma aba do navegador.
O Google Chrome também oferece outro recurso muito "show de bola", o conversor de medidas, isso mesmo, basta digitar na barra de endereço qual unidade de medida deseja converter. Como assim?
Por exemplo, quero saber quantos centímetros tem em 10 metros, basta digitar na barra de endereço do Chrome a expressão "10 metros em centímetros" e pressionar a tecla "Enter", você verá nos resultados orgânicos uma calculadora com o resultado do cálculo (10 metros = 1000 centímetros), talvez esta seja a novidade mais interessante do Chrome, teste agora mesmo.
Além disso, você pode calcular soma, multiplicação, divisão dentre outros cálculos, por exemplo, digite na barra de endereço a expressão "1500+500" e pressione "Enter". Veja o resultado. É uma calculadora dentro do navegador, salve o Google Chrome! Aplausos.
O fato de cada aba trabalhar independente da outra, ou seja, em processos individuais,  proporciona uma maior velocidade, então, se uma aba está carregando algo pesado, isso não influenciará no desempenho da outra aba, além de ser um navegador estável, livre de travamentos, isso é muito difícil de ocorrer.
Resultado instantâneo, o Chrome oferece este recurso, ou seja, quando você está digitando a URL de um site, ele já é carregado automaticamente e instantaneamente abaixo, nem precisa digitar o endereço do site completo, com certeza um recurso que não podemos deixar de considerar, uma vez que ele proporciona mais agilidade na navegação.
O browser Chrome oferece também um recurso chamado de "drag and drop" em português, "arrastar e largar", ou seja, ele permite que você arraste um link de um site para qualquer local de seu computador, criando um atalho para o mesmo. Isso também funciona na barra de download, você pode clicar em um download e arrastar para uma determinada pasta de seu computador, e automaticamente ele será copiado para a pasta escolhida.
Em outros navegadores, quando instalamos alguma nova extensão, devemos reiniciar o navegador para que as alterações sejam realizadas e finalizadas, e isso não é nada legal, imagine você lendo seus e-mails em uma aba, e em outra aba estava logado em seu Twitter para publicar alguma novidade e você ter que fechá-los?
Pois é galera, no Chrome isso não existe, quando alguma nova extensão for instalada você não precisará reiniciar o seu navegador. Que beleza, mais uma vez, o Chrome merece nossos aplausos.
O navegador Google Chrome possui muito mais recursos que não foram descritos aqui, porém, tire um tempinho para pesquisar sobre isso na internet para poder usufruir de todos os recursos oferecidos por este grande navegador, sendo assim, você não poderá mais dizer que todos os navegadores são iguais, por exemplo, o Chrome possui muitos recursos que outros navegadores não possuem e você talvez nem sabia disso.
Esperamos que tenha aprendido mais alguma coisa com este artigo. Valeu pessoal e continuem lendo nossos artigos. Obrigado!
(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!