ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

15 de agosto de 2011

15 de agosto, dia da informática

informática
Olá pessoal, hoje, dia 15 de agosto de 2011 comemora-se o dia da informática, dia este especial para todos amantes da área.
Não podemos deixar de dizer sobre as grandes evoluções da área da informática, evoluções estas que nunca mais pararam e estão continuamente a cada novo dia.
Isso acontece pelo fato da área da informática ser uma área muito dinâmica, isto é, em constantes mudanças, "pra melhor é claro".
A palavra informática é a junção dos termos "informação+automática", em dicionários, encontraremos o significado de informática mais ou menos da seguinte forma: conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automática de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.

A evolução da informática

Como dito em um de nossos artigos, o homem sempre procurou simplificar e facilitar o seu trabalho diário, e para isso, contou com as tecnologias.
Esta grande vontade de sempre melhorar já estava presente desde os primórdios, desde quando aprenderam a criar o fogo para cozinhar alimentos, desde quando utilizavam pedras para criar ferramentas cortantes dentre outras características.
Podemos notar evidentemente que o ser humano sempre procurou simplificar o seu modo de vida e a informática foi uma das evoluções que ajudou muito em vários aspectos na vida dos seres humano, seja para armazenar uma informação, comunicar e interagir com outras pessoas, ouvir música, digitar um texto, acessar a internet etc.
A princípio, os primeiros computadores eram restritos a poucas tarefas, hoje no computador podemos fazer desde as tarefas mais simples como digitar um texto até tarefas complexas como edição e tratamento de imagens, desenvolvimento de softwares dentre outras.

A evolução dos computadores

Vamos falar brevemente sobre a história e evolução dos computadores.
Hoje temos computadores com alto poder de processamento e velocidade, mas para chegar a este ponto, levaram algumas décadas de muito estudo no qual foram desenvolvidas novas tecnologias que pudessem ser empregadas no mesmo.
Estes avanços tecnológicos contribuíram para a popularização dos computadores, onde a princípio apenas instituições governamentais e empresas utilizavam e depois usuário comuns também passou a utilizar, surgindo então os PC's e consequentemente, seu preço foi diminuindo.
O importante ressaltar é que nestas evoluções não se destacou apenas hardware e software, mas as redes também foram focos nestas evoluções, a por meio disso, surgiu a maior rede de computadores, a Internet.
Através da internet a troca e compartilhamento de informações passou a ser muito mais rápida e eficaz.
Até hoje a informática nunca parou de evoluir e está a cada dia nos impressionado com novas tecnologias e recursos nunca vistos.
A inspiração para criar um computador foi o ábaco, logo, a necessidade de calcular.

Para saber mais sobre alguns temas com mais detalhes, acessem os links abaixo e não deixe de comentar.


(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!