ClipaTec Informática

Receba novidades por e-mail. Digite seu e-mail abaixo e clique no botão "Cadastrar"

Delivered by FeedBurner

20 de agosto de 2011

Sistema Operacional Móvel Android


Android
Olá pessoal, neste artigo vamos falar um pouco sobre o sistema operacional móvel Android.
Hoje encontramos diversos sites que falam sobre o assunto, podemos dizer que estamos atrasados em falar sobre isso.
O Android foi lançado em 21 de Outubro de 2008 e tem se destacado muito atualmente por ser uma distribuição Linux para dispositivos móveis verdadeiramente eficiente, rápida e com diversos recursos.

Por que o Android é uma distribuição Linux? Não foi o Google que criou este sistema operacional móvel?

Muitas pessoas fazem estas indagações, principalmente a segunda, ou seja, muitos usuário ainda pensam que o Android foi desenvolvido totalmente pela grande Google, até mesmo o Kernel (núcleo), mas na verdade, o Android é um sistema operacional móvel que utiliza o núcleo do Linux para rodar, acontece que inicialmente ele foi desenvolvido pela Google, porém não foi a Google que criou o núcleo, por isso dizemos que ele é uma distribuição Linux.
Atualmente a Open Handset Alliance esta dando a continuidade no desenvolvimento do Android, contudo a Google é responsável por gerenciar Android e a engenharia de processos.
Como o Linux é multiplataforma, ou seja, é capaz de rodar programas desenvolvidos em qualquer linguagem
de programação, o Android permite aos desenvolvedores escreverem softwares na linguagem de programação JAVA que controlam o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.
Atualmente existem mais de 250 mil aplicações disponíveis para o Android.
Hoje vários fabricantes de dispositivos móveis possuem o sistema operacional Android instalado, o primeiro telefone a rodar o sistema foi o HTC Dream, em 22 de Outubro de 2008 e o primeiro tablet a rodar o sistema Android 3.0 foi o Motorola Xoom, em 24 de Fevereiro de 2011.
Com o lançamento do SDK (Software Development Kit - Kit de Desenvolvimento de Software ou Kit de Desenvolvimento de Aplicativos), tornou mais fácil o desenvolvimento para Android.
Explicando superficialmente, os SDKs são distribuídos por empresas ou projetos OpenSource para programadores que desejam desenvolver aplicações para o sistema operativo em questão, os SDKs possuem bibliotecas, documentações, códigos e utilitários que facilitam o trabalho dos programadores, exemplos de SDKs é o NetBeans IDE e Eclipse IDE para quem desenvolve na linguagem de programação JAVA, Platform SDK da Microsoft etc.
O Android é adaptado tanto para dispositivos VGA maiores e menores, com gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D, o armazenamento de dados é através do SQLite, suporta vários tipos de conexões, possui a máquina virtual Dalvik que permite executar aplicações escritas em diversas linguagens de programação, ou seja, o Android é multiplataforma, ele roda qualquer aplicação em qualquer linguagem, todo este processo de compilação é feito pela máquina virtual.
Também destaca-se no Android a questão de ser multimídia, e por possuir suporte adicional de hardware como o uso da câmera de vídeo, tela sensível ao toque (Touch Screen), GPS, acelerômetro, aceleração de gáficos 3D, ferramentas que faz análise de performance, memória e muito mais.
Desde então o Android tem ganhado espaço e popularidade nos dispositivos móveis, vários fabricantes já adotaram o Android.

Referência

(Por ClipaTec Informática)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite nossa página de Política de comentarios antes de comentar para ter certeza de que seu comentário não será excluído! Lembre-se, assim que aprovarmos o teu comentário ele será publicado, por isso, não deixe de sempre visitar nosso blog e conferir nossa resposta ao seu comentário, abraço!